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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-4165-5666
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Abelhas melíferas compondo paisagens em ruínas: o que é possível (re)existir em uma educação no Antropoceno?
Título (s) alternativo (s): Honey bees composing ruined landscapes: o that it is possible to (re)exist in an Education in the Anthropocene?
Autor: Borges, Nicole Cristina Machado
Primer orientador: Carvalho, Daniela Franco
Primer miembro de la banca: Dias, Susana Oliveira
Segundo miembro de la banca: Santos, Sandro Prado
Resumen: Vivemos em uma era marcada pela destruição em massa, mudanças climáticas aceleradas, uso indiscriminado de agrotóxicos, queimada e desmatamento das florestas, o Antropoceno que destrói, ao mesmo tempo que permite o surgimento de outras vidas. Em meio às paisagens em ruínas este trabalho surge para repensar a biologia, para conectá-la com a filosofia, a políticas e os estudos multiespécie e para contribuir para as discussões sobre o Antropoceno. Partindo dos pensamentos de Deleuze e Guattari com a filosofia da diferença, usamos a cartografia como potência para repensar o conhecimento biológico, indo ao encontro dos estudos multiespécie, educação, devir, criação, existências e coexistências. Voando junto às abelhas que sofrem com as ruínas do Antropoceno, pensamos no melífero, nas suas relações com o ambiente, indo além da relação abelhaflor-mel-fruto. Literalmente cartográficas, as abelhas se relacionam com o mundo num rizoma sem fim de conexões. As abelhas se adaptam e criam modos de (re)existir em meio às paisagens em ruínas. Afetadas pelas plantations, criamos refúgios a partir de fotografias, fotografias-bordadas, para provocar pensamentos, conectando filosofia, biologia e arte. Criando paisagens em diálogos com Anna Tsing, criamos refúgios com as fotografias-bordados com a intenção de sobreviver e (re)existir ao Antropoceno. Essas criações nos possibilitaram, em meio às ruínas, pensarmos a educação em uma perspectiva multiespécie. Uma educação multiespécie baseada no afeto, afetando e sendo afetado, criando possibilidades de coexistência e (re)existência.
Abstract: We live in an era marked by mass destruction, accelerated climate change, indiscriminate use of pesticides, burning and deforestation of forests, the Anthropocene that destroys, while allowing the emergence of other lives. Amid the ruined landscapes this work emerges to rethink biology, to connect it with philosophy, politics and multispecies studies and to contribute to discussions about the Anthropocene. Starting from the thoughts of Deleuze and Guattari with the philosophy of difference, we use cartography as a power to rethink biological knowledge, meeting multispecies studies, education, becoming, creation, existences and coexistences. Flying with the bees that suffer from the ruins of the Anthropocene, we think of the honey beings, in its relationship with the environment going beyond the bee-flower-honey-fruit relationship. Literally cartographic, bees relate to the world in an endless rhizome of connections. Bees adapt and create ways to (re)exist amidst ruined landscapes. Affected by plantations, we created refuges from photographs, embroidered photographs to provoke thoughts connecting philosophy, biology and art. Creating landscapes in dialogues with Anna Tsing, we created refuges with embroidered photographs with the intention of surviving and (re)existing in the Anthropocene. These creations enabled us, amidst the ruins, to think about education in a multispecies perspective. A multispecies education based on affect, affecting and being affected, creating possibilities for coexistence and (re)existence.
Palabras clave: Refúgio
Arte
Estudos Multiespécie
Ensino de Ciências e Biologia
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Educação
Apicultura
Abelhas - Criação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: BORGES, Nicole Cristina Machado. Abelhas melíferas compondo paisagens em ruínas: o que é possível (re)existir em uma Educação no Antropoceno?. 2021. 56 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.8014
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.8014
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33754
Fecha de defensa: 30-ago-2021
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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