Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33717
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorProchnow, Edirley Trevisan-
dc.date.accessioned2021-12-07T22:35:49Z-
dc.date.available2021-12-07T22:35:49Z-
dc.date.issued2021-11-29-
dc.identifier.citationPROCHNOW, Edirley Trevisan. As concepções sobre a estrutura e organização do universo de alunos de Ensino Médio. 2021. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33717-
dc.description.abstractAstronomy is one of the oldest objects of study, it has always been a source of curiosity when looking at the sky and trying to understand what is there. Even though it is an ancient science, its teaching is stagnant in time, and this is noticed in several works presented here, which the number of students who cannot correctly explain some points of the Solar System and even about the Universe is large. In this work developed with high school students, only 6% of students are aware of the existence of the asteroid belt in the Solar System, 36% placed the planets aligned, as if this system were flat. When it comes to putting in order a sequence of objects and elements of the Universe, 79.3% of the students got the correct sequence of organization, but when it comes to analyzing the proportions and comparing them with other elements, which are closer of our perception, the number of correct answers was 38.2%. In the final approach of the questionnaire applied here, regarding the representation of the universe, it is noticeable that most results place the Sun in some prominent position in the representation, which goes against the current understanding of how the universe is distributed.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectUniversopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectConcepções préviaspt_BR
dc.titleAs concepções sobre a estrutura e organização do universo de alunos de Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Longhini, Marcos Daniel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422119886996254pt_BR
dc.contributor.referee1Odashima, Mariana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8353107167077854pt_BR
dc.contributor.referee2Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Astronomia é um dos objetos de estudo mais antigos, pois sempre foi fonte de curiosidade do ser humano ao olhar para o céu e tentar entender o que existe nele. Mesmo sendo uma ciência antiga, o seu ensino está estagnado no tempo, e isso é perceptível em diversos trabalhos aqui apresentados, nos quais a quantidade de alunos que não conseguem explicar corretamente alguns pontos do Sistema Solar e até mesmo sobre como Universo é grande. Nesse trabalho, desenvolvido com alunos do Ensino Médio, nota-se que apenas 6% deles sabem da existência do cinturão de asteroides que tem no Sistema Solar, 36% colocaram os planetas alinhados, como se esse sistema fosse plano. Quando se trata de colocar em ordem uma sequência de objetos e elementos do Universo, 79,3% dos alunos atingiram a sequência correta da organização, mas quando se trata de analisar as proporções e compará-las com outros elementos que estejam mais próximos da nossa percepção, a quantidade de acertos foi de 38,2%. Na abordagem final do questionário aqui aplicado, sobre a representação do universo, fica perceptível que a maioria dos resultados colocam o Sol em alguma posição de destaque na representação, o que vai contra a compreensão atual sobre como o universo está distribuído.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration57pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConcepçõesSobreEstrutura.pdf2.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.