Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33709
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Érica Natália de Jesus-
dc.date.accessioned2021-12-07T16:40:14Z-
dc.date.available2021-12-07T16:40:14Z-
dc.date.issued2021-11-08-
dc.identifier.citationSILVA, Érica Natália de Jesus. A prática da leitura dentro e fora do espaço escolar: modos de ver. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33709-
dc.description.abstractThis research focuses on reading in the school environment. One of the objectives was to investigate how literature enters classrooms, encouraging literature is of paramount importance for the development of future citizens and for the quality of reader education. The research shows the relationship of families with reading practices. It was also concerned with reinforcing the validity of mediating reading, encouraging users to discover, through it, the pleasure of reading, considering the act of reading, once shared, allows the reader to interpret the text of various forms, embracing the intertextuality that it provides. It was also emphasized the value of the practice of reading, which contingently seeks to train readers in different age groups, through the delight of the habit of reading. Therefore, the studies to carry out this work focused on deepening the knowledge based on several scholars about the importance of encouraging reading, its contribution to the integral education of the reader and the needs of students, the contribution of the school in planning and organizing educational activities that offer a favorable climate for the process of knowledge construction, with a view to training autonomous and reflective readers capable of accepting challenges, building and reconstructing meanings of the social reality in which they are inserted.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectPalavras-chave: leiturapt_BR
dc.subjectKeywords: readingpt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectReaderpt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectReading incentivept_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.subjectSchool spacept_BR
dc.titleA prática da leitura dentro e fora do espaço escolar: modos de verpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9760073640184964pt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como foco a leitura no espaço escolar. Um dos objetivos foi o de investigar como a literatura adentra nas salas de aula, o incentivo à literatura é de suma importância para o desenvolvimento dos futuros cidadãos e na qualidade da formação do leitor. A pesquisa mostra a relações das famílias com práticas da leitura. Preocupou-se, também, em reforçar o valimento de se mediar a leitura, estimulando os usuários a descobrirem, por meio dela, o prazer pela leitura, tendo em vista o ato de ler, uma vez compartilhado, permite ao leitor interpretar o texto de diversas formas, acolhendo a intertextualidade que este proporciona. Enfatizou-se, ainda, o valimento da prática da leitura que busca, contingentemente, formar leitores em diferentes faixas etárias, mediante o deleite do hábito de ler. Diante disso, os estudos para realização desse trabalho concentrou-se em aprofundar o conhecimento com base em vários estudiosos sobre a importância do incentivo à leitura, sua contribuição na formação integral do leitor e as necessidades dos alunos, a contribuição da escola em planejar e organizar atividades educativas que ofereça um clima favorável ao processo de construção do conhecimento, tendo em vista a formação de leitores autônomos e reflexíveis capazes de aceitar desafios, construir e reconstruir significados da realidade social na qual estão inseridos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.description.embargo2021-11-08-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PráticaDaLeitura.pdfTCC331.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons