Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33694
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Por que nós, educadores e educadoras, ainda somos tradicionalistas?
Título(s) alternativo(s): Why are we, educators, still traditionalists?
Why are we, educators, still traditionalists?
Autor(es): Dias, Alzira da Silva
Primeiro orientador: Oliveira, Renata Carmo de
Primeiro membro da banca: Carmo-Oliveira, Renata
Segundo membro da banca: Cunha, Ana Maria de Oliveira
Terceiro membro da banca: Auth, Milton Antônio
Resumo: A atividade docente é objeto de observações e opiniões de diferentes setores da sociedade e sobre ela pesam as mais diversas expectativas. Lacunas, porém, deixadas na formação inicial podem levar educadoras e educadores a repetirem em sua prática atitudes que muito pouco estimulam a participação e o envolvimento de educandas e educandos com as aulas, podendo levar a uma frustração. O presente trabalho reflete minhas próprias inquietações sobre a rotina em sala de aula e meu desejo de partilhá-las com colegas bem como de partilhar também de suas próprias inquietações. As mudanças na sociedade pouco refletiram nas práticas docentes e o trabalho mostra que as participantes percebem a distância entre o que se ensina e o que desperta interesse em educandas e educandos. Percebendo que o ensino praticado em sala de aula já não atende às necessidades de educandas (os) e da própria sociedade, esse trabalho buscou fazer uma pesquisa com um grupo de educadores de Ciências e Biologia das redes pública e particular da cidade de Araguari/MG, sobre quais fatores dificultam o desenvolvimento em suas aulas de outras estratégias de ensino. O trabalho foi realizado com encontros do tipo roda de conversa e utilizando questionários. O estudo das obras de Paulo Freire está presente ao longo do texto e, de certa forma, ditou os rumos deste trabalho. Tema central do trabalho, o tradicionalismo é visto pelas participantes como algo que se deve evitar mas que, devido às dificuldades da rotina docente, é prática muito comum entre educadoras (es). A mudança da prática docente requer, além de uma decisão deliberada de educadoras e educadores, melhorias nas condições de trabalho que incluem a redução no número de alunos e a melhor participação das famílias na vida escolar de educandos e educandas. Entendemos que as dificuldades trazidas pelas participantes não as impedem de ousar em suas aulas e que a busca por qualidade de trabalho é constante entre elas. O produto educacional apresenta sugestões de práticas em sala de aula para inspirar professores a diversificarem suas ações.
Abstract: Teaching activity is the subject of observations and opinions from different sectors of society and weighs on it as more diverse expectations. Gaps, however, left in the initial training can lead educators to repeat in their teaching practice attitudes that don´t stimulate the participation and involvement of students with the classes. This attitude on the part of students can lead to a frustration. This project reflects my own concerns and my desire to share them with colleagues as well as to share their own concerns. The study of Paulo Freire's works is present throughout the text and, in a way, dictated the direction of this work. The changes in society do not reflected in teaching practices and the work shows that the participants perceive the distance between what is taught and what arouses interest our students. Realizing that the teaching practiced in the classroom no longer meets the needs of students and society itself, this project sought to survey the Science and Biology educators of public and private schools in the city of Araguari / MG, about which factors hinder the development in their classes of other teaching strategies. The project was carried out through meetings of the conversation circle and using questionnaires. The participants see the central theme of the project, traditionalism as something that should be avoided but that, due to the difficulties of teaching practice, is a very common practice among them. The change in teaching practice requires, in addition to a deliberate decision by educators, improvements in working conditions that include a reduction in the number of students and a better participation of families in the school life of the students. We understand that the difficulties brought by the participants do not prevent them from daring in their classes and that the search for quality of work is constant among them. The educational product presents suggestions for classroom practices to inspire teachers to diversify their actions.
Palavras-chave: Paulo Freire
Traditional teaching
Ensino tradicional
estratégias de ensino
Teaching strategies
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Assunto: Educação
Ciência - Estudo e ensino
Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: Dias, Alzira da Silva. Por que nós, educadores e educadoras, ainda somos tradicionalistas? 2020. 31 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.204.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.204
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33694
Data de defesa: 3-Jun-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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