Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33685
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2021-11-25
Título: Nas trilhas dos direitos humanos, um caminho de descobertas: conhecer para praticar.
Título (s) alternativo (s): On the trails of human rights, a path of discovery: knowing to practice.
Human Rights Education: Pedagogical Practices in Human Rights
Autor: Candido, Valéria Aparecida Pereira
Primer orientador: Melo, Geovana Ferreira
Primer miembro de la banca: x, x
Segundo miembro de la banca: x, x
Resumen: A cada dia percorremos caminhos. E em cada trilha, novas descobertas, aprendizados e escolhas que determinam quem somos e o que desejamos ser. Este memorial relata experiências a partir do acesso às memórias de infância, da vida escolar, formação profissional e a formação familiar. O presente estudo tem ainda como objetivos analisar a Educação em Direitos Humanos, a partir de breve trajetória histórica em contextos diferentes. As vivências escolares em Direitos Humanos proporcionaram-me reflexões sobre a vida escolar, pois influenciaram escolhas, bem como orientou-me quanto a trajetória de caminhos profissionais a serem percorridos. O estudo apresenta sugestões de oficinas em Direitos Humanos como possibilidades concretas de vivências desse tema essencial na formação de crianças e adolescentes em idade escolar. Na formação e troca de experiências, é reconhecido o papel de agente de transformador de vidas durante o processo de formação em Pedagogia. O estudo indica que é fundamental o desenvolvimento de ações e programas de educação que mobilizem diferentes dimensões presentes nos processos de ensino-aprendizagem concebidas de maneira integrada e interrelacionadas incorporando a Educação em Direitos Humanos.
Abstract: Every day we travel paths. And on each trail, new discoveries, learnings and choices that determine who we are and what we want to be. This memorial reports experiences based on access to childhood memories, school life, professional training and family training. This study also aims to analyze Human Rights Education, based on a brief historical trajectory in different contexts. The school experiences in Human Rights provided me with reflections on school life, as they influenced choices, as well as guided me about the trajectory of professional paths to be followed. The study presents suggestions for workshops on Human Rights as concrete possibilities for experiencing this essential theme in the education of school-age children and adolescents. In the training and exchange of experiences, the role of a life-changing agent during the training process in Pedagogy is recognized. The study indicates that it is essential to develop actions and education programs that mobilize different dimensions present in the teaching-learning processes conceived in an integrated and interrelated manner, incorporating Education in Human Rights.
Palabras clave: Direitos humanos
Human rights
Educação
Education
Caminhos
Ways
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CANDIDO, Valéria Aparecida Pereira. Nas trilhas dos direitos humanos, uma caminho de descobertas: conhecer para praticar. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33685
Fecha de defensa: 25-nov-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
NasTrilhasDireitos.pdf246.9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.