Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33684
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMorais, Karen Cristine Oliveira-
dc.date.accessioned2021-12-03T17:05:39Z-
dc.date.available2021-12-03T17:05:39Z-
dc.date.issued2021-11-05-
dc.identifier.citationMORAIS, Karen Cristine Oliveira. Políticas de enfrentamento à evasão e incentivo à permanência na graduação em Ciências Contábeis: afinal, qual o papel da comunidade acadêmica nas estratégias de enfrentamento? 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33684-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectPolíticas de enfrentamentopt_BR
dc.titlePolíticas de enfrentamento à evasão e incentivo à permanência na graduação em Ciências Contábeis: afinal, qual o papel da comunidade acadêmica nas estratégias de enfrentamento?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marli Auxiliadora da-
dc.contributor.advisor1Lattes6389622020342036pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes6389622020342036pt_BR
dc.contributor.referee2Vilela, Marcus Sérgio Satto-
dc.contributor.referee2Lattes6004653566806128pt_BR
dc.contributor.referee3Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.referee3Lattes0767845397014319pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de discutir o papel do corpo docente, coordenação e direção em relação ao conhecimento sobre as políticas afirmativas de permanência e estratégias de enfrentamento à evasão no curso de graduação em Ciências Contábeis, da Faces/UFU, no campus Pontal, no intuito de compreender a contribuição de cada membro da comunidade acadêmica no conhecimento e no processo de comunicação das políticas afirmativas institucionalizadas e pontuais do curso. A pesquisa classifica-se como qualitativa quanto à abordagem do problema e exploratória quanto ao objetivo, com dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, divididas em duas dimensões de análise: conhecimento e engajamento, e por meio de pesquisa documental para mapeamento das políticas afirmativas institucionalizada na UFU. Os resultados apontaram que os entrevistados e entrevistadas precisam apresentar propostas de ações, visto que não citaram nenhuma ação específica sugerida por eles(as) e não utilizam nenhuma ação pontual a fim de combater a evasão ou para incentivar a permanência e conclusão do curso pelos discentes. Por desconhecerem ou não conhecerem suficientemente as políticas existentes, os participantes desta pesquisa - corpo docente, coordenação e direção - não estão habituados a informarem sobre as políticas afirmativas de incentivo à permanência e mostraram falta de envolvimento no combate à evasão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration22pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PolíticasEnfrentamentoEvasão.pdf682.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.