Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33677
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Carmem Maria de Barros-
dc.date.accessioned2021-12-02T22:45:30Z-
dc.date.available2021-12-02T22:45:30Z-
dc.date.issued2021-11-25-
dc.identifier.citationSOUSA, Carmem Maria de Barros. Uma reflexão sobre a educação de jovens e adultos (EJA). 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33677-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPapel socialpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleUma reflexão sobre a educação de jovens e adultos (EJA)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Sônia Maria dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9281057859793276pt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é o resultado de nossas pesquisas no campo do aprofundamento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Propomos um estudo sobre essa modalidade de ensino no contexto brasileiro observando as políticas públicas nessa área. Conduzimos a discussão e mostramos alguns dos fatores pedagógicos que determinam o sucesso ou o fracasso da escola. O escopo principal foi analisar o papel social da EJA no combate às desigualdades sociais por meio da prática docente. Para realizar esta pesquisa, nos baseamos em alguns teóricos, como Paulo Freire e Moacir Gadotti. Chegamos à conclusão de que simplesmente matricular indivíduos ou colocá-los nas escolas não é suficiente. É necessário criar condições para a permanência dos alunos, pois a inclusão não se resume ao ato de incluir, mas de oferecer um contínuo amparo no crescimento do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration26pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.description.embargo2021-11-25-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UmaReflexãoSobre.pdf488.95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons