Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33677
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Embargo Date: | 2021-11-25 |
Title: | Uma reflexão sobre a educação de jovens e adultos (EJA) |
Author: | Sousa, Carmem Maria de Barros |
First Advisor: | Santos, Sônia Maria dos |
First member of the Committee: | x, x |
Second member of the Committee: | x, x |
Summary: | Este trabalho é o resultado de nossas pesquisas no campo do aprofundamento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Propomos um estudo sobre essa modalidade de ensino no contexto brasileiro observando as políticas públicas nessa área. Conduzimos a discussão e mostramos alguns dos fatores pedagógicos que determinam o sucesso ou o fracasso da escola. O escopo principal foi analisar o papel social da EJA no combate às desigualdades sociais por meio da prática docente. Para realizar esta pesquisa, nos baseamos em alguns teóricos, como Paulo Freire e Moacir Gadotti. Chegamos à conclusão de que simplesmente matricular indivíduos ou colocá-los nas escolas não é suficiente. É necessário criar condições para a permanência dos alunos, pois a inclusão não se resume ao ato de incluir, mas de oferecer um contínuo amparo no crescimento do aluno. |
Keywords: | Educação de jovens e adultos Papel social Prática docente |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SOUSA, Carmem Maria de Barros. Uma reflexão sobre a educação de jovens e adultos (EJA). 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33677 |
Date of defense: | 25-Nov-2021 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UmaReflexãoSobre.pdf | 488.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License