Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33664
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Embargo Date: 2021-12-01
Title: Memorial reflexivo: Trabalho e aprendizagem na pedagogia de Célestin Freinet
Author: Souza, Keila Cristina de Freitas
First Advisor: Arena, Adriana Pastorello Buim
First member of the Committee: arena, Adriana Pastorello Buim
Second member of the Committee: arena, Adriana Pastorello Buim
Summary: Este trabalho consiste em um memorial reflexivo, o qual caracteriza-se por uma livre escrita desta autora sobre sua própria história de vida partindo de uma reflexão crítica. A proposta de desenvolvimento de um memorial para futuros docentes ou mesmo os profissionais que se encontram em exercício pleno, é promover um encontro com o que o formou enquanto pessoa e no que o constitui ou constituirá enquanto profissional. Para compor o memorial, escolhemos como tema central a construção da aprendizagem a partir do conceito de trabalho desenvolvido por Célestin Freinet. A pesquisa bibliográfica teve como objetivo compreender a proposta de trabalho desenvolvida por Freinet e investigar a possibilidade do envolvimento real da criança no processo de ensino aprendizagem através do trabalho.
Keywords: Memorial reflexivo
Célestin Freinet
Concepção de trabalho para Freinet
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SOUZA, Keila Cristina de Freitas. Memorial reflexivo: trabalho e aprendizagem na pedagogia de Célestin Freinet. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33664
Date of defense: 29-Oct-2021
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemorialReflexivoTrabalho.pdf549.61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.