Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33652
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFraga, Marcio da Silva-
dc.date.accessioned2021-12-01T21:42:03Z-
dc.date.available2021-12-01T21:42:03Z-
dc.date.issued2021-11-20-
dc.identifier.citationFRAGA, Marcio da Silva. A Importância do ensino da Geometria no Ensino Fundamental. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Araxá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33652-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA importância do ensino da Geometria no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Longhini, Marcos Daniel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422119886996254pt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa ressaltar a importância do ensino da Geometria no Ensino Fundamental. A escolha deste tema se deu ao perceber a presença da Geometria na vida das pessoas, mas pouco percebida pelos estudantes. Com os conhecimentos que a Geometria pode oferecer, pode-se encontrar sua aplicação em diversas áreas, como na engenharia civil, naval, espacial, produção de móveis, utensílios etc. Portanto, faz-se necessário que os jovens de hoje, tão ligados à tecnologia, saibam como nasceram vários dos objetos e tecnologias que são usados por eles, e a partir daí, possam ser detentores e propagadores do conhecimento, suporte e contribuição, para desenvolverem o meio onde vivem. O estudo da Geometria é um conteúdo de importante no contexto social do aluno e deve ser abordado desde o ensino fundamental, de forma que o aluno tenha possibilidades de explorar conhecimentos do espaço em que estão inseridos e de objetos que estão ao seu redor. O estudo desse conteúdo os auxiliará na compreensão das ideias geométricas que serão trabalhadas nos anos subsequentes, presentes desde o início de sua vivência. Portanto, esse trabalho visa apresentar uma sequência didática de atividades voltadas à Geometria, para que os alunos do ensino fundamental tenham o primeiro contato com essa matéria, que proporciona ao indivíduo uma melhor compreensão do mundo em que vive, aprendendo a descrever, representar e a se localizar nele. O tema se mostra relevante pelo fato que a construção do espaço pelas crianças, é feito através da interpretação e interação com o meio ambiente. Sendo assim, este trabalho de conclusão de curso é uma pesquisa qualitativa, visando demonstrar o poder das artes Matemáticas aliadas às artes geométricas formando um todo rico, dinâmico, criativo e necessário ao conhecimento humano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration21pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA::GEOMETRIA DIFERENCIALpt_BR
dc.orcid.putcode104092329-
dc.description.embargo2021-11-27-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImportânciaEnsinoGeometria.pdf283.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.