Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33638
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Aprender a Ensinar
Alternate title (s): Os desafios de apender e ensinar na alfabetização
Author: Rodrigues, Luciene Abadia Ribeiro
First Advisor: Miranda, Maria Irene
First member of the Committee: Miranda, Maria Irene
Second member of the Committee: Miranda, Maria Irene
Summary: Este trabalho explana sobre as dificuldades de aprendizagem na alfabetização, analisando os fatores que podem contribuir para o surgimento de tais dificuldades na vida escolar. O trabalho foi elaborado em duas partes, a primeira um memorial acadêmico que tem o objetivo de trazer reflexões sobre os acontecimentos históricos, tanto acadêmicos como profissionais e suas influências na formação do profissional pedagogo. Na segunda parte o tema é tratado sob a perspectiva de autores que são referências para o assunto. Tem como objetivo identificar as dificuldades de aprendizagem que se manifestam nesse processo de alfabetização e compreender como a atuação do professor pode auxiliar os alunos na aprendizagem. Traz uma análise sobre como os desafios podem ser superados e conseguir avançar no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, com a atuação do professor alfabetizador comprometido com o processo de ensino-aprendizagem.
Keywords: Alfabetização
Dificuldades de aprendizagem
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: RODRIGUES, Luciene Abadia Ribeiro. Aprender a Ensinar. Os desafios de aprender e ensinar na alfabetização. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33638
Date of defense: 22-Nov-2021
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemorialAcadêmicoAprender.pdf441.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.