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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33588
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Desafios para a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva |
Alternate title (s): | Challenges for teacher training from the perspective of inclusive education |
Author: | Moura, Gabriela Sousa Aquino |
First Advisor: | Buiatti, Viviane Prado |
First member of the Committee: | não se aplica, não se aplica |
Second member of the Committee: | não se aplica, não se aplica |
Summary: | A educação inclusiva no Brasil é assegurada por lei, e consiste em uma proposta na qual as escolas devem disponibilizar o acesso para alunos com deficiências no ensino regular. Este trabalho tem como objetivo apresentar através de revisão bibliográfica a questão da formação docente para atuar na inclusão escolar, debater sobre os desafios dos professores do ensino regular no trabalho de inclusão dos alunos com deficiência e discorrer sobre as necessidades de mudança nas práticas educacionais, com propósito de garantir a acessibilidade. Através de pesquisa observou-se as dificuldades encontradas pelos professores em promover a acessibilidade e inclusão escolar dos alunos com deficiência, analisou-se a ação do docente no trabalho com estes estudantes, no qual identificou-se a necessidade de estudar o processo de inclusão na urgência da efetivação das políticas decorrentes da educação inclusiva. A pesquisa bibliográfica foi realizada de 2015 a 2020 na base de dados do Google Acadêmico e Scielo. Os resultados da análise de dados apontaram que embora a formação continuada destes profissionais seja essencial para o desenvolvimento da educação inclusiva, ainda existem diversos desafios relacionados a este assunto, consequências de políticas públicas de inclusão escolar, em que os docentes do ensino regular não possuem habilidades específicas para realizar o trabalho pedagógico com discentes com deficiência, além das dificuldades dos professores especializados em lidar com os estudantes da classe comum, assim, os diversos autores estudados propõem modificações no sistema de ensino para inclusão efetiva destas crianças. Nota-se que o docente do ensino comum é responsável pelo ensino de conteúdos escolares para os estudantes com deficiência, tornando necessário que exista um trabalho articulado entre esse docente e aquele que atua na Educação Especial, uma vez que somente através dessa relação os objetivos de uma educação verdadeiramente inclusiva serão alcançados. Outro fator é que o processo de inclusão escolar do sistema brasileiro de ensino preocupou-se apenas com a acessibilidade física dos alunos com deficiência no espaço da escola, deixando de lado qualificação dos docentes e garantia da qualidade do ensino oferecido a estes alunos. |
Abstract: | Inclusive education in Brazil is guaranteed by law, and consists of a proposal in which schools must provide access for students with disabilities to regular education. This work aims to present, through a bibliographic review, the issue of teacher training to act in school inclusion, discuss the challenges of regular education teachers in the work of inclusion of students with disabilities and discuss the needs for change in educational practices, with purpose of ensuring accessibility for students with disabilities. Through research, the difficulties encountered by teachers in promoting accessibility and inclusion of students with disabilities were observed. urgency of the implementation of policies resulting from inclusive education. From the bibliographic research carried out in the period between 2015 and 2020 in the Google Scholar database, Scielo, the results of the data analysis indicate that although the continuing education of these professionals is essential for the development of inclusive education, there are still several challenges related to this issue, consequences of public policies for school inclusion, in which regular education teachers do not have specific skills to carry out pedagogical work with students with disabilities, in addition to the difficulties of specialized teachers in dealing with students from the common class, the various authors studied propose changes in the education system for the effective inclusion of these children. It is noted that the ordinary school teacher is responsible for teaching school content for students with disabilities, making it necessary for there to be an articulated work between this teacher and the one who works in Special Education, since only through this relationship the objectives of a truly inclusive education will be achieved, and that the school inclusion process of the Brazilian education system was concerned only with the physical accessibility of students with disabilities in the school space, leaving aside the qualification of teachers and guarantee of the quality of education offered to these students. |
Keywords: | Formação de professores educação inclusiva desafios dos professores na inclusão Teacher education inclusive education teacher challenges in inclusion |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | MOURA, Gabriela. Desafios para a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva. 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33588 |
Date of defense: | 26-Nov-2021 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
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