Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33561
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Término do embargo: | 2021-11-25 |
Título: | Estudo sobre a utilização de tecnologias na educação no contexto da pandemia da Covid-19 e possibilidades de uso no período pós pandêmico |
Título(s) alternativo(s): | Study on the use of technologies in education in the context of the Covid-19 and possibilities for use in the post pandemic period |
Autor(es): | Rios, Thalyta Amália Lima |
Primeiro orientador: | Oliveira, Hélio Carlos Miranda de |
Primeiro membro da banca: | x, x |
Segundo membro da banca: | x, x |
Resumo: | O trabalho propôs uma análise sobre a utilização das tecnologias durante a pandemia e as possibilidades de utilização pelas escolas pós esse contexto. O trabalho iniciou com um memorial no qual aborda-se a vida do autor desde a infância até os dias atuais, trazendo uma reflexão sobre sua realidade e o uso das tecnologias. Nos capítulos seguintes é feito uma abordagem sobre como a pandemia impactou a educação no Brasil e como foi o processo de implementação do ensino remoto nos sistemas de ensino. A partir dessas considerações é feita uma análise da oferta do ensino remoto com o uso de tecnologias tanto pelas escolas da rede particular como pelas escolas da rede pública de ensino. A partir daí realiza-se um comparativo das desigualdade sociais existentes nos processos de implementação do ensino remoto devido uma vez que a realidade de uso e oferta de ensino com uso das tecnologias da informação ecomunicação foi bem diferente nas escolas particulares do que na maioria das escolas públicas. Além disso, traz uma reflexão sobre outros impactos e desigualdades vivenciadas pelas escolas públicas neste período. No último capítulo, aborda uma perspectiva de permanência de utilização de recursos tecnológicos, no contexto escolar, após o período pandêmico, diante de um perfil de alunos cada vez mais conectados a internet. Conclui-se fazendo reflexões sobre as tecnologias na vida escolar e como elas devem fazer parte dos processos educacionais. |
Abstract: | The work proposed an analysis of the use of technologies during the pandemic and the possibilities of use by schools after this context. The work began with a memorial in which the author's life from childhood to the present day is addressed, bringing a reflection on his reality and the use of technologies. In the following chapters, an approach is made on how the pandemic impacted education in Brazil and how was the process of implementing remote teaching in education systems. Based on these considerations, an analysis of the offer of remote education with the use of technologies is made both by schools in the private network and by schools in the public education network. From then onwards, a comparison of social inequalities in the processes of implementation of remote learning is carried out, since the reality of the use and provision of teaching using information and communication technologies was very good. different in private schools than in most public schools. In addition, it brings a reflection on other impacts and inequalities experienced by public schools in this period. In the last chapter, it addresses a perspective of permanence in the use of technological resources, in the school context, after the pandemic period, in view of a profile of students increasingly connected to the Internet. It concludes by reflecting on technologies in school life and how they should be part of educational processes. |
Palavras-chave: | Pandemia Pandemic Educação Education Ensino remoto Remote teaching Tecnologia Technology Desigualdade social Social inequality |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | RIOS, Thalyta Amália Lima. Estudo sobre a utilização de tecnologias na educação no contexto da pandemia da Covid-19 e possibilidades de uso no período pós pandêmico. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33561 |
Data de defesa: | 25-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EstudoSobreUtilização.pdf | 962.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons