Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33559
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Boaventura, Guilherme do Prado | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-26T18:05:17Z | - |
dc.date.available | 2021-11-26T18:05:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-25 | - |
dc.identifier.citation | BOAVENTURA, Guilherme do Prado. (Des)Conectados: análise da utilização das tecnologias durante a pandemia da Covid-19 e perspectivas de sua utilização pós-pandemia, no contexto escolar. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33559 | - |
dc.description.abstract | The work proposed an analysis of the use of technologies during the pandemic and the possibilities of use by schools after this context. The work began with a memorial in which the author's life from childhood to the present day is addressed, bringing a reflection on his reality and the use of technologies. In the following chapters, an approach is made about how the pandemic impacted education in Brazil and how the process of implementing remote learning in education systems was. Based on these considerations, an analysis of the offer of remote education with the use of technologies is made both by private schools and by public schools. From there, a comparison of the social inequality existing in the processes of implementation of remote learning is carried out, since the reality of the use and provision of teaching using information and communication technologies was very different in private schools than in most public schools. In addition, it brings a reflection on other impacts and inequalities experienced by public schools in this period. In the last chapter, it addresses a perspective of permanence in the use of technological resources, in the school context, after the pandemic period, in view of a profile of students increasingly connected to the internet. It concludes by reflecting on technologies in school life and how they should be part of educational processes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Remote teaching | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade social | pt_BR |
dc.subject | Social inequality | pt_BR |
dc.title | (Des)Conectados: análise da utilização das tecnologias durante a pandemia da Covid-19 e perspectivas de sua utilização pós-pandemia, no contexto escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | (Un) Connected: analysis of the use of technologies during the Covid-19 pandemic and perspectives on their post-pandemic use in the school context | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Hélio Carlos Miranda de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8593388600195175 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Hélio Carlos Miranda de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8593388600195175 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | NÃO SE APLICA, NÃO SE APLICA | - |
dc.contributor.referee2Lattes | NÃO SE APLICA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0071668607265017 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho propôs uma análise sobre a utilização das tecnologias durante a pandemia e as possibilidades de utilização pelas escolas pós esse contexto. O trabalho iniciou com um memorial no qual aborda-se a vida do autor desde a infância até os dias atuais, trazendo uma reflexão sobre sua realidade e o uso das tecnologias. Nos capitulos seguintes é feito uma abordagem sobre como a pandemia impactou a educação no Brasil e como foi o processo de implementação do ensino remoto nos sistemas de ensino. A partir dessas considerações é feita uma análise da oferta do ensino remoto com o uso de tecnologias tanto pelas escolas da rede particular como pelas escolas da rede pública de ensino. A partir daí realiza-se um comparativo das desigualdade sociais existentes nos processos de implementação do ensino remoto devido uma vez que a realidade de uso e oferta de ensino com uso das tecnologias da informação e comunicação foi bem diferente nas escolas particulares do que na maioria das escolas públicas. Além disso, traz uma reflexão sobre outros impactos e desigualdades vivenciadas pelas escolas públicas neste período. No último capítulo, aborda uma perspectiva de permanência de utilização de recursos tecnológicos, no contexto escolar, após o período pandêmico, diante de um perfil de alunos cada vez mais conectados a internet. Conclui-se fazendo reflexões sobre as tecnologias na vida escolar e como elas devem fazer parte dos processos educacionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 52 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 103829839 | - |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
(Des)ConectadosAnáliseUtilização.pdf | 553.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License