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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4008-9751
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2021-11-25
Título: Teorema de Pitágoras: aplicabilidade em sala de aula
Título (s) alternativo (s): Pythagorean theorem: classroom aplicability
Autor: Jorge, Alexandre Turcato
Primer orientador: Fêmina, Lígia Laís
Primer miembro de la banca: Fêmina, Lígia Laís
Segundo miembro de la banca: Afonso, Suzete Maria Silva
Tercer miembro de la banca: Piantella, Ana Carla
Resumen: A presente dissertação trata de uma pesquisa bibliográfica sobre diversas demonstrações do Teorema de Pitágoras, divididas em dois grupos: algébricas e geométricas. As primeiras são baseadas em semelhança de triângulos e as últimas são baseadas em comparações de áreas de diversas figuras planas.
Abstract: This dissertation deals with a bibliographical research on several proofs of theP ythagorean Theorem,divided into two groups: algebraic and geometric.The former are based on similarity of triangles and the latter are based on comparisons of areas of several flat figures.
Palabras clave: Teorema de Pitágoras
semelhança de triângulos
áreas
Pythagoras theorem
triangle similarity
areas
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Matemática
Cita: JORGE, Alexandre Turcato. Teorema de Pitágoras: aplicabilidade em sala de aula. 2021. 77p. DissertaçãodeMestrado,UniversidadeFederaldeUberlândia,Uberlândia-MG http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.572
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.572
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33557
Fecha de defensa: 19-nov-2021
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional)

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