Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33543
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estratégias didático-metodológicas com GeoGebra para o ensino e a aprendizagem de quadrantes no plano cartesiano
Autor: Santos, Sarah Souto dos
Primer orientador: Sampaio, Aleandra da Silva Figueira
Primer coorientador: Santos, Eliane E. F. dos
Primer miembro de la banca: x, x
Segundo miembro de la banca: x, x
Resumen: Na educação básica, as primeiras noções sobre o plano cartesiano iniciam com a identificação dos eixos coordenados e com a compreensão de que estes dividem o plano em quatro regiões chamadas de quadrantes. Esse entendimento se estende com a compreensão das noções relativas à posição, localização de figuras e deslocamentos no plano cartesiano. O objetivo do trabalho foi propor estratégias didático-metodológicas com o GeoGebra na abordagem matemática de quadrantes no plano cartesiano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, desenvolvida com professores de matemática do ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano) de escolas públicas. A escolha do GeoGebra foi pelas funcionalidades que podem contribuir para o entendimento da temática. As estratégias didático-metodológicas foram elaboradas em fichas padronizadas e detalhadas para que professores e alunos tenham um roteiro de orientação durante a atividade.
Abstract: In elementary education, initial notions of the Cartesian plane start with identification of coordinate axes and the recognition that these divide planes into four quadrants. This initial understanding extends to notions related to position, location, and displacement in the Cartesian plane. Our objective was to propose didactic-methodological strategies to introduce Cartesian quadrants using GeoGebra. This qualitative study had an exploratory nature and was developed with middle-school teachers (6th to 9th grades) from public schools. GeoGebra was chosen because of features that contribute to building an understanding of the topic. The didactic-methodological strategies were standardised and detailed so that teachers and students would be guided throughout the activity.
Palabras clave: Software gratuito
Ensino fundamental (6º ao 9º ano)
Educação matemática
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SANTOS, Sarah Souto dos. Estratégias didático-metodológicas com GeoGebra para o ensino e a aprendizagem de quadrantes no plano cartesiano. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33543
Fecha de defensa: 11-abr-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Gestão da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstratégiasDidáticoMetodológicas.pdf917.34 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.