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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33540
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Silva, Karina de Paula | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-25T16:58:20Z | - |
dc.date.available | 2021-11-25T16:58:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Karina de Paula. Estudo numérico do sistema de conforto térmico em uma aeronave . 2021. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33540 | - |
dc.description.abstract | It is vitally important to condition the injected air in places frequented with passengers and crew. In addition to the role of basic life activity, this procedure aims at thermal comfort in these environments. In this line, the present work will seek to study numerically the thermal comfort system of an aircraft. One of the appropriate analyzes is the validation of the thermal behavior of an aeronautical heat exchanger system, in order to compare the theory with the numerical analysis in an integral way. The main objective of this work is to model, analyze and estimate the thermal energy exchange in an aircraft air conditioning system heat exchanger based on the thermal exchanges occurring in the aircraft. A model using numerical tools will be used in order to understand the relationship between input and output data. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Embraco - Empresa Brasileira de Compressores | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Trocador de calor | pt_BR |
dc.subject | CFD | pt_BR |
dc.subject | Aeronave | pt_BR |
dc.subject | Sistema de controle ambiental | pt_BR |
dc.title | Estudo numérico do sistema de conforto térmico em uma aeronave | pt_BR |
dc.title.alternative | Numerical study of the comfort system thermal in an aircraft | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, João Rodrigo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3633955382225394 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andrade, João Rodrigo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3633955382225394 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Martins, Diego Alves de Moro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6740500940447499 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Paiva, Lohanna Ferreira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7036607271994201 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | É de vital importância o condicionamento do ar injetado nos locais frequentados com passageiros e tripulação. Além do papel de atividade básica à vida, esse procedimento visa o conforto térmico nestes ambientes. Nesta linha, o presente trabalho buscará estudar de forma numérica o sistema de conforto térmico de uma aeronave. Uma das análises cabíveis a isso, é a validação do comportamento térmico de um sistema de trocador de calor aeronáutico, de forma a comparar a teoria com a análise numérica de forma integral. O objetivo principal deste trabalho é modelar, analisar e estimar a troca de energia térmica em um trocador de calor principal do sistema de condicionamento de ar de uma aeronave tendo como base as trocas térmicas ocorrendo na mesma. Será utilizado um modelo através de ferramentas numéricas a fim de compreender a relação entre os dados de entrada e saída. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Aeronáutica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 81 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 103781750 | - |
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