Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33528
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6080-265X
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Letrando cientificamente alunos da educação básica por meio da pesquisa sociolinguística em sala de aula
Alternate title (s): Letrando cientificamente alunos da educação básica por meio da pesquisa sociolinguística em sala de aula
Author: Oliveira, Ana Lúcia Alves de
First Advisor: Marine, Talita de Cássia
First member of the Committee: Arruda, Niguelme Cardoso
Second member of the Committee: Alves, Marlúcia Maria
Summary: Esta pesquisa visa à elaboração de uma proposta didática para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de contribuir para melhoria do ensino dos conteúdos gramaticais numa perspectiva variacionista, por meio do letramento científico. Como professoras de Língua Portuguesa (LP), observamos que os alunos chegam aos anos finais do EF com noções superficiais do que seja variação linguística, associando as variedades linguísticas populares a “erros” ou a exemplos estereotipados. Em contrapartida, acreditamos em propostas didáticas de LP que visam à formação de pessoas críticas e conhecedoras de sua realidade, capazes de se comunicarem nas várias situações nas quais estiverem socialmente inseridas. Foi esse entendimento que motivou a escolha do tema desta pesquisa: levar a pesquisa sociolinguística para dentro da sala de aula da Educação Básica, com vistas à formação de alunos pesquisadores da própria língua. Para isso, acreditamos que o letramento científico (cf. SILVA, W. 2016; CUNHA, 2017, SASSERON; CARVALHO, 2011) seja um fator essencial para formação de alunos pesquisadores, visto que a prática da pesquisa em sala de aula é quase nula e, quando realizada, por vezes o alunado não é ensinado como desenvolver de maneira adequada uma determinada pesquisa. Para elaborarmos tal proposta, apoiar-nos-emos nos estudos da Sociolinguística Educacional (cf. BORTONI-RICARDO, 2004, 2005, 2014), tendo em vista atividades que explorem algumas prescrições da Gramática Normativa, mas também, as regras da variação linguística, pautadas na descrição e análise da língua em uso, conforme o modelo teórico-metodológico da sociolinguística variacionista (cf. LABOV, 2008 [1972]), a fim de propormos uma transposição didática desse modelo à realidade dos alunos, conduzindo, assim, uma pesquisa sociolinguística na Educação Básica. Destacamos que este modelo de ensino de LP que respeita a diversidade linguística dos brasileiros é estabelecido nos documentos regulamentadores, como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018).
Abstract: This research aims to develop a didactic proposal for students in the Final Years of Elementary School (ES), with the aim of contributing to improving the teaching of grammatical contents from a variationist perspective, through scientific literacy. As Portuguese language teachers, we observe that students reach the final years of ES with superficial knowledge of linguistic variation, because they associate popular linguistic varieties with “errors” or stereotyped examples. On the other hand, we believe in PL didactic proposals aimed at training people who are critical and knowledgeable about their reality, capable of communicating in the various situations in which they are socially inserted. Based on that, we were motivate to choice of the theme for this research: taking sociolinguistic research into the classroom of Basic Education, with a view to training student researchers in their own language. We believe scientific literacy (SILVA, W. 2016; CUNHA, 2017, SASSERON; CARVALHO, 2011) is an essential factor for the training of student researchers, since the practice of research in the classroom is almost nil and, when carried out, sometimes the students are not taught how to adequately develop a particular research. In order to elaborate such a proposal, we will rely on the studies of Educational Sociolinguistics (BORTONI RICARDO, 2004, 2005, 2013) with a view to activities that explore some prescriptions of Normative Grammar, but also the rules of linguistic variation, based on in the description and analysis of the language in use, according to the theoretical methodological model of Variationist Sociolinguistics (LABOV, [1972] 2008), in order to propose a didactic transposition of this model to the students' reality, thus conducting a sociolinguistic research in Basic Education. We emphasize that this PL teaching model that respects the linguistic diversity of Brazilians is encouraged in normative documents, such as the Common National Curriculum Base (BRASIL, 2018)
Keywords: Letramento científico
Pesquisa sociolinguística variacionista
Sociolinguística Educacional
Variação linguística
Ensino de Gramática
Scientific literacy
Variationist sociolinguistic research
Educational Sociolinguistics
Linguistic variation
Teaching Grammar
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Subject: Linguística
Letramento
Sociolinguística
Gramática - Estudo e ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Quote: OLIVEIRA, Ana Lúcia Alves de. Letrando cientificamente alunos da educação básica por meio da pesquisa sociolinguística em sala de aula. 2021. 464 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.482
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.482
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33528
Date of defense: 26-Aug-2021
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LetrandoCientificamenteAlunos.pdfDissertação202.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons