Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33527
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, William Artur Moreira-
dc.date.accessioned2021-11-24T18:34:03Z-
dc.date.available2021-11-24T18:34:03Z-
dc.date.issued2021-06-14-
dc.identifier.citationSILVA, William Artur Moreira. Imagem primária - a representação da imagem através do mapeamento de dados. 2021. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33527-
dc.description.abstractThis course completion research originates from my own creative process, which establishes a connection with the past through affectivity, and is marked by physical and sensory memories, making it possible to find a representation or mapping, here designated as "primary images", between long-term memory, that is, those remote memories and emotions, and my current production. Throughout the process, the possibilities of carrying out this mapping proved to be limited due to time (current period for this study), technical and financial resources. To make the work feasible, it was decided to use easily accessible devices, such as biometric sensors, which showed consistency between internal and external processes. Using the data obtained and establishing a connection with authors from the three areas of my interest, arts, science and technology, which are the basis for its development. The monograph, as well as the works created here, will be guided by affective axes, thus referenced by the memories of the days when the memories were driven by the convictions of an experience marked by affection. In short, the compositions are possible representations of what may be the “primary images”, this connection with the internal materialized through codes and data, seeking this representation of before thinking through external actions.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectDadospt_BR
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectAffectionpt_BR
dc.subjectDatapt_BR
dc.subjectProgrammingpt_BR
dc.subjectImagept_BR
dc.titleImagem primária - a representação da imagem através do mapeamento de dadospt_BR
dc.title.alternativePrimary image - the representation of the image through data mappingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Angerami, Paulo Mattos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7826900408353526pt_BR
dc.contributor.referee1Boaventura, Maria Carolina Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5199036435753516pt_BR
dc.contributor.referee2Brandão, Ronaldo Macedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9406566424585415pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de conclusão de curso tem como origem o meu próprio processo criativo, que estabelece uma conexão com o passado através da afetividade, e é marcado por lembranças físicas e sensoriais, possibilitando encontrar uma representação ou mapeamento, aqui designadas como “imagens primárias”, entre a memória de longo prazo, isto é, essas memórias e emoções remotas, e minha produção atual. Ao longo do processo, as possibilidades de realizar esse mapeamento mostraram-se limitadas por conta do tempo (período vigente a esse estudo), recursos técnicos e financeiros. Para viabilizar o trabalho optou-se por utilizar dispositivos de fácil acesso, como sensores biométricos, que mostrassem consistência entre os processos internos e externos. Utilizando os dados obtidos e estabelecendo uma conexão com autores das três áreas de meu interesse artes, ciência e tecnologia que são a base para o seu desenvolvimento. A monografia, assim como as obras aqui criadas, será conduzida pelos eixos afetivos. Assim, referenciadas pelas memórias dos dias em que as lembranças foram conduzidas pelas convicções de uma vivência marcada pela afetividade. Em suma as composições são representações possíveis do que venha a ser as “imagens primária”, essa conexão com o interno, materializadas por meio de códigos e dados, buscando essa representação do antes do pensar, mediante as ações externas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration84pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImagemPrimáriaRepresentação.pdf6.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons