Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33517
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | “Quando eu ouço, é como se a música estivesse tocando em mim!”: Um estudo sobre a escuta musical dos jovens |
Autor(es): | Melo, Aline Batista Valadares |
Primeiro orientador: | Silva, Ruth de Sousa Ferreira |
Primeiro membro da banca: | Gonçalves, Lilia Neves |
Segundo membro da banca: | Costa , Maria Cristina Lemes de Souza |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo entender o que e como os jovens aprendem por meio de suas escutas musicais. Considerada como pesquisa qualitativa, a coleta de dados foi realizada com entrevistas semiestruturadas com três alunos do primeiro ano do ensino médio em uma escola da rede pública de Uberlândia – MG. Foi desenvolvido um levantamento bibliográfico a fim de conhecer sobre o tema. Dentre os autores estudados estão Schafer (1991) que se dedicou em conhecer o ambiente sonoro afirmando que a audição é fundamental para a educação musical; Swanwick (2003) por entender o escutar como o que há de mais importante em uma atividade musical e reconhecer que o significado da música está relacionado ao que é socialmente e culturalmente construído; Souza (2004) por considerar e estudar sobre as relações que as crianças e adolescentes mantém com a música. Concluiu-se que por meio de suas escutas, os jovens vivenciam experiências musicais significativas. Esta pesquisa pode contribuir para o estudo sobre valorização das experiências musicais de jovens e para abrir um caminho a fim de conhecer sobre os conhecimentos que eles adquirem em suas escutas. |
Abstract: | The objective of this study was to understand what young people learn and how they learn from listening to music. Data collection was carried out in semi structured interviews with three first year high school students at a public high school in Uberlândia, State of Minas Gerais. Initially a bibliographical study was carried out to acquire a comprehensive understanding of the topic. Among the authors studied were Schafer (1991) who analyzed the importance of the environment of sound as a basic requirement in music education. Swanwick (2003), suggested that the most important aspect of music education is the ability to recognize that the meaning of music is closely linked to the social and cultural environment in which it has been produced. Souza (2004) studied the relationship or meaning that children and adolescents attribute to music. It was concluded that, based on the music listened to, young people attain significant musical experience. This research sought to contribute to an understanding of how young listeners perceive music and to provide insights and paths followed by these learners and the knowledge acquired as they listen to music. |
Palavras-chave: | Escuta musical Aprendizagens musicais Jovens |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | MELO, Aline Batista Valadares. “Quando eu ouço, é como se a música estivesse tocando em mim!”: Um estudo sobre a escuta musical dos jovens. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33517 |
Data de defesa: | 22-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
QuandoEuOuço.pdf | 525.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.