Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33482
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarmo, Renata de Oliveira Souza-
dc.date.accessioned2021-11-23T13:41:30Z-
dc.date.available2021-11-23T13:41:30Z-
dc.date.issued2021-11-12-
dc.identifier.citationCARMO, Renata de Oliveira Souza. Mídias, consumismo e infância: diálogos e reflexões. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33482-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis approaches consumerism in childhood under media influence over children of the present time. It aims to collaborate on educational practices that teach infants to critically read advertising texts broadcast by the media. It is a qualitative study in which have been used, as methodological procedures, the memorial, form of narrative in which the teacher´s life story contributes to their professional development, and the bibliographic research, synthetic and analytical survey of scientific publications associated with the study theme. It points that mass communication has been influencing childhoods that, restricted from social interaction with their families and peers due to the contemporary lifestyle, are increasingly susceptible to the consumerist discourse vaunted by the culture industry, impacting their biopsychosocial development. It concludes that teaching how to read media texts at school can foment children´s criticality, contributing to more conscious consumption practices at both individual and collective levels.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectCulture industrypt_BR
dc.subjectConsumismo infantilpt_BR
dc.subjectChild consumerismpt_BR
dc.subjectLeitura midiáticapt_BR
dc.subjectMedia readingpt_BR
dc.titleMídias, consumismo e infância: diálogos e reflexõespt_BR
dc.title.alternativeMedia, consumerism and childhood: dialogues and reflectionspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Fernanda Duarte Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2530209398344202pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9108607797425296pt_BR
dc.contributor.referee2Miyoshi, Simone Cléa dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5380929287559729pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4329972745926849pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso aborda o consumismo na infância a partir da influência das mídias sobre as crianças do tempo presente. Objetiva colaborar com práticas educativas que ensinem as crianças a ler criticamente textos publicitários veiculados pelas mídias. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa em que foram utilizados, como procedimentos metodológicos, o memorial, forma de narrativa em que a história de vida do professor contribui com seu desenvolvimento profissional, e a pesquisa bibliográfica, levantamento sintético e analítico de publicações científicas associadas ao tema do estudo. Aponta que os veículos de comunicação de massa vêm influenciando as infâncias que, cerceadas do convívio social com seus familiares e seus pares devido ao estilo de vida contemporâneo, estão cada vez mais suscetíveis ao discurso consumista alardeado pela indústria cultural, o que impacta seu desenvolvimento biopsicossocial. Conclui que o ensino da leitura de textos midiáticos na escola pode fomentar a criticidade das crianças, contribuindo para práticas de consumo mais conscientes nos planos individual e coletivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode103667066-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MidiasConsumismoInfancia.pdfTCC375.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.