Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33481
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCaixeta, Elaine Cristine-
dc.date.accessioned2021-11-23T13:36:09Z-
dc.date.available2021-11-23T13:36:09Z-
dc.date.issued2021-11-12-
dc.identifier.citationCAIXETA, Elaine Cristine. A Importância da Música na Formação do Sujeito a Partir da Psicologia Histórico-Cultural. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - FACED) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33481-
dc.description.abstractThe present work proposes an analysis of memories with literacy and musicalization, as well as presents theoretical studies on the importance of music in the formation of the subject based on Historical-cultural Psychology. The research is qualitative in nature and for data construction we used a bibliographic survey. We seek to identify and analyze the importance of music in the formation of the subject from the Historical-cultural Psychology, and reflect on how music has a fundamental place in human formation. In general, we conclude that music, in addition to increasing children's attention, contributes to intellectual and cognitive training, improves motivation for various school activities and also contributes to broadening their cultural repertoire. Children also have, through music, the opportunity to deal with their emotions and feelings. Thus, at school, music must have a space as an important artistic language, which contributes to human development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectLinguagenspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA importância da música na formação do sujeito a partir da psicologia histórico-culturalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Fernanda Duarte Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2530209398344202pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9108607797425296pt_BR
dc.contributor.referee2Miyoshi, Simone Cléa dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5380929287559729pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe uma análise sobre memórias com a alfabetização e a musicalização, bem como apresenta estudos teóricos sobre a importância da música na formação do sujeito a partir da Psicologia Histórico-cultural. A pesquisa é de natureza qualitativa e para construção dos dados utilizamos do levantamento bibliográfico. Buscamos identificar e analisar a importância da música na formação do sujeito a partir da Psicologia Histórico-cultural, e refletir sobre como a música têm um lugar fundamental na formação humana. Concluímos de modo geral que a música para além de aumentar a atenção das crianças, contribui com a formação intelectual e cognitiva, melhora a motivação para diversas atividades escolares e também contribui para ampliar o repertório cultural das mesmas. As crianças tem também, por meio da música, a oportunidade de lidar com suas emoções e sentimentos. Sendo assim, na escola, a música deve ter um espaço enquanto uma importante linguagem artística, que contribui com a formação humana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImportânciaMúsicaFormação.pdf765.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.