Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33481
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Caixeta, Elaine Cristine | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-23T13:36:09Z | - |
dc.date.available | 2021-11-23T13:36:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-12 | - |
dc.identifier.citation | CAIXETA, Elaine Cristine. A Importância da Música na Formação do Sujeito a Partir da Psicologia Histórico-Cultural. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - FACED) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33481 | - |
dc.description.abstract | The present work proposes an analysis of memories with literacy and musicalization, as well as presents theoretical studies on the importance of music in the formation of the subject based on Historical-cultural Psychology. The research is qualitative in nature and for data construction we used a bibliographic survey. We seek to identify and analyze the importance of music in the formation of the subject from the Historical-cultural Psychology, and reflect on how music has a fundamental place in human formation. In general, we conclude that music, in addition to increasing children's attention, contributes to intellectual and cognitive training, improves motivation for various school activities and also contributes to broadening their cultural repertoire. Children also have, through music, the opportunity to deal with their emotions and feelings. Thus, at school, music must have a space as an important artistic language, which contributes to human development. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Memórias | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Linguagens | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A importância da música na formação do sujeito a partir da psicologia histórico-cultural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Fernanda Duarte Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2530209398344202 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9108607797425296 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Miyoshi, Simone Cléa dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5380929287559729 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe uma análise sobre memórias com a alfabetização e a musicalização, bem como apresenta estudos teóricos sobre a importância da música na formação do sujeito a partir da Psicologia Histórico-cultural. A pesquisa é de natureza qualitativa e para construção dos dados utilizamos do levantamento bibliográfico. Buscamos identificar e analisar a importância da música na formação do sujeito a partir da Psicologia Histórico-cultural, e refletir sobre como a música têm um lugar fundamental na formação humana. Concluímos de modo geral que a música para além de aumentar a atenção das crianças, contribui com a formação intelectual e cognitiva, melhora a motivação para diversas atividades escolares e também contribui para ampliar o repertório cultural das mesmas. As crianças tem também, por meio da música, a oportunidade de lidar com suas emoções e sentimentos. Sendo assim, na escola, a música deve ter um espaço enquanto uma importante linguagem artística, que contribui com a formação humana. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 27 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ImportânciaMúsicaFormação.pdf | 765.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.