Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33447
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Ginástica na escola: uma análise a partir de periódicos da área da educação física
Alternate title (s): Gymnastics at school: an analysis fron physical education area periodics
Author: Ribeiro, Gabriela Barbosa
First Advisor: Antunes, Marina Ferreira de Souza
First member of the Committee: Amaral, Gislene Alves do
Second member of the Committee: Caixeta, Sara da Silva
Summary: A Ginástica é uma prática corporal considerada conteúdo nas aulas de Educação Física, atualmente está ausente nas aulas escolares, seja por falta de preparo ou falta de conhecimento das possibilidades que essa modalidade pode vir a ser tratada dentro do ambiente escolar. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a produção acadêmica sobre ginástica na escola e identificar o tratamento teórico metodológico que tem sido dado a este tema no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, lançando mão de uma pesquisa bibliográfica. Estudo foi realizado com seleção de 20 artigos, onde 9 foram escolhidos para fazer parte deste texto. Após analisar e revisar toda literatura selecionada, identifica-se o tratamento teórico e metodológico que a ginástica vem sendo tratada nas escolas, o intuito é que esse texto auxilie os professores (as) no trato com o tema ginástica dentro da educação física escolar.
Abstract: Gymnastics is a body practice considered content in Physical Education classes, is currently absent in school classes, either due to lack of preparation or lack of knowledge of the possibilities that this modality may be treated within the school environment. This research aims to analyze the academic production on gymnastics in school and identify the methodological theoretical treatment that has been given to this theme in the school environment. This is a qualitative research, using a bibliographic research. Study was conducted with selection of 20 articles, where 9 were chosen to be part of this text. After analyzing and reviewing all selected literature, we identify the theoretical and methodological treatment that gymnastics has been treated in schools, in order that this text help teachers in dealing with the gymnastics theme within school physical education. Keywords: School gymnastics. School Physical Education. Gymnastics at school. PE.
La gimnasia es una práctica corporal considerada contenido en las clases de Educación Física, actualmente está ausente en las clases escolares, ya sea por falta de preparación o falta de conocimiento de las posibilidades de que esta modalidad pueda ser tratada dentro del entorno escolar. Esta investigación tiene como objetivo analizar la producción académica sobre gimnasia en la escuela e identificar el tratamiento teórico metodológico que se le ha dado a este tema en el entorno escolar. Esta es una investigación cualitativa, utilizando una investigación bibliográfica. El estudio se realizó con una selección de 20 artículos, donde se eligieron 9 para formar parte de este texto. Después de analizar y revisar toda la literatura seleccionada, identificamos el tratamiento teórico y metodológico que la gimnasia ha sido tratada en las escuelas, para que este texto ayude a los maestros a abordar el tema de la gimnasia dentro de la educación física escolar.
Keywords: Ginástica escolar
Educação física escolar
Educação física
Ginástica na escola
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: RIBEIRO, Gabriela Barbosa. Ginástica na escola: uma análise a partir dos periódicos da área da educação física. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33447
Date of defense: 12-Dec-2019
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GinásticaNaEscola.pdf306.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.