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dc.creatorAnselmo, Mariana-
dc.date.accessioned2021-11-18T16:07:29Z-
dc.date.available2021-11-18T16:07:29Z-
dc.date.issued2021-09-23-
dc.identifier.citationANSELMO, Mariana. Entre Anas: textualidade feminina em Ana Cristina Cesar e Ana Carolina Soares. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.8009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33439-
dc.description.abstractThis study assays the (im)possibility of a woman's textuality in female literature and cinema, bringing together the poetic text of the writer Ana Cristina Cesar in selected poems from the book A teus pés (1982) and the filmic text Sonho de Valsa (1987) by the filmmaker Ana Carolina. Considering that literature and cinema maintain a series of possible relationships with each other, as discussed by Bazin (1961), the hypothesis that these works are influenced by two perspectives is investigated: through the intertextuality perspective (PERRONE- MOISÉS, 1978), as far as the works are presented as a fragmentary plot, woven from devotion procedures, appropriation and collage of voices, texts and plural artistic procedures; and through the female enjoyment (BRANCO, 1989; BRANDÃO, 1989) insofar as eroticism is the driving force of formal, aesthetic and social transgressions that mark these textures (LORDE, 1984). In the first part, the authors are situated in their historical and contextual dimension and in their respective scenarios of action, based on studies by Malufe (2008), Mocarzel (2008), Moriconi (2016), Soares (2012), Süssekind (1998), the aim is thus to understand its position under the female condition. Subsequently, the transgressions operated in the texts, which move by the force of enjoyment and eroticism in the feminine territory are discussed. Finally, the collapse of romanticized love is articulated with the grasping of ecstasy by the woman in the textual surface of the works, seeking to demonstrate the in-between places in which Anas find themselves.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTextualidadept_BR
dc.subjectPoesia/Cinemapt_BR
dc.subjectMulher:Femininopt_BR
dc.subjectAna Cristina Cesarpt_BR
dc.subjectAna Carolina Soarespt_BR
dc.subjectTextualitypt_BR
dc.subjectPoetry/Cinemapt_BR
dc.subjectWoman:Femalept_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleEntre Anas: textualidade feminina em Ana Cristina Cesar e Ana Carolina Soarespt_BR
dc.title.alternativeBetween Anas: feminine textuality in Ana Cristina Cesar and Ana Carolina Soarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Leonardo Francisco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8507310300864306pt_BR
dc.contributor.referee1Trocoli, Flavia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2079413708181379pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Paulo Fonseca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0032062367504361pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1044945101598319pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo examina a (im)possibilidade de uma textualidade de mulher na literatura e no cinema de autoria feminina, aproximando o texto poético da escritora Ana Cristina Cesar, em poemas selecionados do livro A teus pés (1982), e o texto fílmico da cineasta Ana Carolina, Sonho de Valsa (1987). Tendo em vista que literatura e cinema mantém entre si uma série de relações possíveis, conforme abordado por Bazin (1961), investiga-se a hipótese de que essas obras se tangenciam por dois vieses: pelo viés da intertextualidade (PERRONE-MOISÉS, 1978), na medida em que as obras se apresentam como tramas fragmentárias, tecidas a partir de procedimentos de devoração, apropriação e colagem de vozes, textos e procedimentos artísticos plurais; e pelo viés do gozo feminino (BRANCO, 1989; BRANDÃO, 1989), na medida em que o erotismo é a força motriz das transgressões formais, estéticas e sociais que marcam essas texturas (LORDE, 1984). Na primeira parte, situam-se as autoras em sua dimensão histórica e contextual e em seus respectivos cenários de atuação, com base nos estudos de Malufe (2008), Mocarzel (2008), Moriconi (2016), Soares (2012), Süssekind (1998), busca-se, assim, compreender seu posicionamento sob a condição feminina. Posteriormente, discute-se as transgressões operadas nos textos, que se movem pela força do gozo e do erotismo no território do feminino. Por fim, articula-se o desmoronamento do amor romantizado com o assenhoramento do êxtase pela mulher na superfície textual das obras, buscando demonstrar os entrelugares em que se encontram Anas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration153pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.8009pt_BR
dc.crossref.doibatchid532beda4-b844-4c3e-ab2d-ce17718ffdbb-
dc.subject.autorizadoLiteraturapt_BR
dc.subject.autorizadoMulheres na literaturapt_BR
dc.subject.autorizadoCinema e literaturapt_BR
dc.subject.autorizadoCésar, Ana Cristina, 1952-1983 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoSoares, Ana Carolina Teixeira, 1943- - Crítica e interpretaçãopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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