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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33439
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Anselmo, Mariana | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-18T16:07:29Z | - |
dc.date.available | 2021-11-18T16:07:29Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-23 | - |
dc.identifier.citation | ANSELMO, Mariana. Entre Anas: textualidade feminina em Ana Cristina Cesar e Ana Carolina Soares. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.8009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33439 | - |
dc.description.abstract | This study assays the (im)possibility of a woman's textuality in female literature and cinema, bringing together the poetic text of the writer Ana Cristina Cesar in selected poems from the book A teus pés (1982) and the filmic text Sonho de Valsa (1987) by the filmmaker Ana Carolina. Considering that literature and cinema maintain a series of possible relationships with each other, as discussed by Bazin (1961), the hypothesis that these works are influenced by two perspectives is investigated: through the intertextuality perspective (PERRONE- MOISÉS, 1978), as far as the works are presented as a fragmentary plot, woven from devotion procedures, appropriation and collage of voices, texts and plural artistic procedures; and through the female enjoyment (BRANCO, 1989; BRANDÃO, 1989) insofar as eroticism is the driving force of formal, aesthetic and social transgressions that mark these textures (LORDE, 1984). In the first part, the authors are situated in their historical and contextual dimension and in their respective scenarios of action, based on studies by Malufe (2008), Mocarzel (2008), Moriconi (2016), Soares (2012), Süssekind (1998), the aim is thus to understand its position under the female condition. Subsequently, the transgressions operated in the texts, which move by the force of enjoyment and eroticism in the feminine territory are discussed. Finally, the collapse of romanticized love is articulated with the grasping of ecstasy by the woman in the textual surface of the works, seeking to demonstrate the in-between places in which Anas find themselves. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Textualidade | pt_BR |
dc.subject | Poesia/Cinema | pt_BR |
dc.subject | Mulher:Feminino | pt_BR |
dc.subject | Ana Cristina Cesar | pt_BR |
dc.subject | Ana Carolina Soares | pt_BR |
dc.subject | Textuality | pt_BR |
dc.subject | Poetry/Cinema | pt_BR |
dc.subject | Woman:Female | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.title | Entre Anas: textualidade feminina em Ana Cristina Cesar e Ana Carolina Soares | pt_BR |
dc.title.alternative | Between Anas: feminine textuality in Ana Cristina Cesar and Ana Carolina Soares | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Soares, Leonardo Francisco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8507310300864306 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Trocoli, Flavia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2079413708181379 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Andrade, Paulo Fonseca | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0032062367504361 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1044945101598319 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo examina a (im)possibilidade de uma textualidade de mulher na literatura e no cinema de autoria feminina, aproximando o texto poético da escritora Ana Cristina Cesar, em poemas selecionados do livro A teus pés (1982), e o texto fílmico da cineasta Ana Carolina, Sonho de Valsa (1987). Tendo em vista que literatura e cinema mantém entre si uma série de relações possíveis, conforme abordado por Bazin (1961), investiga-se a hipótese de que essas obras se tangenciam por dois vieses: pelo viés da intertextualidade (PERRONE-MOISÉS, 1978), na medida em que as obras se apresentam como tramas fragmentárias, tecidas a partir de procedimentos de devoração, apropriação e colagem de vozes, textos e procedimentos artísticos plurais; e pelo viés do gozo feminino (BRANCO, 1989; BRANDÃO, 1989), na medida em que o erotismo é a força motriz das transgressões formais, estéticas e sociais que marcam essas texturas (LORDE, 1984). Na primeira parte, situam-se as autoras em sua dimensão histórica e contextual e em seus respectivos cenários de atuação, com base nos estudos de Malufe (2008), Mocarzel (2008), Moriconi (2016), Soares (2012), Süssekind (1998), busca-se, assim, compreender seu posicionamento sob a condição feminina. Posteriormente, discute-se as transgressões operadas nos textos, que se movem pela força do gozo e do erotismo no território do feminino. Por fim, articula-se o desmoronamento do amor romantizado com o assenhoramento do êxtase pela mulher na superfície textual das obras, buscando demonstrar os entrelugares em que se encontram Anas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários | pt_BR |
dc.sizeorduration | 153 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.8009 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | 532beda4-b844-4c3e-ab2d-ce17718ffdbb | - |
dc.subject.autorizado | Literatura | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Mulheres na literatura | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Cinema e literatura | pt_BR |
dc.subject.autorizado | César, Ana Cristina, 1952-1983 - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Soares, Ana Carolina Teixeira, 1943- - Crítica e interpretação | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários |
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