Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33413
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O brincar de faz-de-conta e sua contribuição para o desenvolvimento infantil: um olhar a partir da Psicologia Histórico-Cultural |
Author: | Spencer, Camila Regina Soares |
First Advisor: | Silva, Fernanda Duarte Araújo |
First member of the Committee: | Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz |
Second member of the Committee: | Miyoshi, Simone Cléa dos Santos |
Summary: | O presente trabalho apresenta um memorial de minhas vivências e das experiências que me levaram a cursar Pedagogia e escolher como temática de pesquisa: as contribuições do brincar de faz-de-conta para o desenvolvimento infantil. Assim, primeiramente foi construído o memorial relatando a trajetória percorrida até o meu objeto de pesquisa. Em seguida, foi realizado um levantamento bibliográfico a fim de investigar: as características da brincadeira de faz-de-conta; como esta atividade promove o desenvolvimento das funções psíquicas e cognitivas da criança, segundo a Psicologia Histórico-Cultural; e a importância da intervenção pedagógica nesta brincadeira. Os resultados obtidos mostraram que o brincar de faz-de-conta tem um papel fundamental no desenvolvimento global das crianças, pois favorece o desenvolvimento da linguagem; enriquece as possibilidades de comunicação, de expressão emocional e de socialização; auxilia na diferenciação do “Eu” e do “outro”; possibilita a internalização de regras; além de contribuir com o desenvolvimento de habilidades corporais da criança. Além disso, foi verificado que o brincar de faz-de-conta também atua aperfeiçoando as capacidades de criação, imaginação, flexibilidade cognitiva, memória, autorregulação, resolução de problemas, dentre outras habilidades psíquicas e cognitivas. Mas, para que tais habilidades sejam desenvolvidas é necessário que o professor explore o potencial destas brincadeiras, trabalhando a intencionalidade de sua prática educativa, adotando uma postura participativa e planejando boas intervenções. Por fim, constatou-se que o brincar de faz-de-conta é um importante “aliado” do desenvolvimento infantil, sendo precursor dos recursos psíquicos que as crianças precisarão no futuro e da aquisição da linguagem escrita. |
Abstract: | This work presents a memorial of my experiences and the experiences that led me to study Pedagogy and choose as a research theme: the contributions of make-believe play for child development. So, first, the memorial was built, reporting the trajectory traveled to my research object. Then, a bibliographical survey was carried out in order to investigate: the characteristics of make-believe play; how this activity promotes the development of the child's psychic and cognitive functions, according to Historical-Cultural Psychology; and the importance of pedagogical intervention in this game. The results obtained showed that make-believe play has a fundamental role in the overall development of children, as it favors language development; enriches the possibilities of communication, emotional expression and socialization; it helps to differentiate the “I” and the “other”; enables the internalization of rules; in addition to contributing to the development of the child's bodily skills. In addition, it was found that pretend play also works by improving the abilities of creation, imagination, cognitive flexibility, memory, self-regulation, problem solving, among other psychic and cognitive skills. However, for such skills to be developed, it is necessary for the teacher to explore the potential of these games, working on the intention of their educational practice, adopting a participative posture and planning good interventions. Finally, it was found that make-believe play is an important "ally" of child development, being a precursor of psychic resources that children will need in the future and the acquisition of written language. |
Keywords: | Brincar de faz-de-conta Play make-believe Psicologia histórico-cultural Historical-cultural psychology Desenvolvimento infantil Child development |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SPENCER, Camila Regina Soares. O brincar de faz-de-conta e sua contribuição para o desenvolvimento infantil: um olhar a partir da Psicologia Histórico-Cultural. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33413 |
Date of defense: | 12-Nov-2021 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BrincarFazDe.pdf | 295.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.