Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33398
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Desenvolvimento de mudas e produtividade de Manihot esculenta com método alternativo de preparação da maniva semente
Author: Dias, Pedro Henrique da Cunha
First Advisor: Simão, Edson
First member of the Committee: Assis, Gleice Aparecida de
Second member of the Committee: Paula, Alyne Dantas Mendes de
Summary: Com o objetivo de avaliar diferentes métodos de preparo de manivas de Manihot esculenta, seu desenvolvimento e produtividade, foram desenvolvidas duas etapas experimentais. Na primeira ocorreu à formação de mudas de mandioca em ambiente controlado e para essa etapa, manivas de 12 centímetros de comprimento e 2,5 centímetros de diâmetro foram preparadas de três formas: manivas inteiras com tecido medular (ICM), inteiras sem tecido medular (ISM) e partidas ao meio com manutenção de parte do tecido medular (PCM). As mudas foram conduzidas em tubetes preenchidos com três formulações de substrato: substrato orgânico, vermiculita e uma mistura de 1:1 de vermiculita e substrato orgânico, repetidas 18 vezes e divididas em duas condições: telado sombreado com sombrite 50% e uma parcela sob sol pleno. As manivas foram monitoradas com relação ao número de brotações, altura e diâmetro das brotações semanalmente até completar 36 dias. A segunda etapa foi iniciada após 45 dias do plantio, as mudas com melhor resposta de crescimento e desenvolvimento, em cada segmento de maniva foram transferidas para canteiro previamente preparado e com adubações corretivas. As avaliações de crescimento foram realizadas mensalmente, durante o período de um ano e meio. Finalmente, após 18 meses, as plantas foram colhidas e avaliadas os parâmetros de produtividade: número e raízes, comprimento e diâmetro de raízes e peso. Além disso, foram avaliadas a presença ou ausência de linha esclerificada no centro das raízes tuberizadas. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância com a aplicação do teste de F, a 5% de probabilidade. As médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. A condição de sombreamento resultou na formação de mudas com maior altura (20 cm em média). O destaque foi para a formulação de substrato orgânico (20,10 cm) e utilização de manivas sem a presença da medula (20,75 cm de altura do broto). O tipo de preparação de maniva partida ao centro resultou em raízes tuberizadas maiores (20,5 cm de comprimento) e o maior peso foi para maniva inteira com medula (3,1 kg). Pode se concluir que ao se conduzir o preparo de mudas em tubetes deve-se priorizar o sombreamento inicial e utilização de formulação de substrato na proporção de 1:1 de substrato orgânico com vermiculita. Sugere-se a utilização de manivas partidas para a produção da muda com a vantagem de dobrar a capacidade de multiplicação sem perda significativa de produtividade. Ademais, quando a demanda é qualidade de raiz tuberizada sugere-se utilizar as manivas inteiras com a retirada de o tecido medular para proporcionar raízes tuberizadas sem a presença de cordão central esclerificado.
Keywords: Manihot esculenta
Maniva-semente
Tuberização da mandioca de mesa
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA::FISIOLOGIA VEGETAL::REPRODUCAO VEGETAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: DIAS, Pedro Henrique da Cunha. Desenvolvimento de mudas e produtividade de Manihot esculenta com método alternativo de preparação da maniva semente. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33398
Date of defense: 21-Dec-2020
Appears in Collections:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesenvolvimentoDeMudas.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons