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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33392
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Minuncio, Matheus Alves Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-16T17:33:28Z | - |
dc.date.available | 2021-11-16T17:33:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-04 | - |
dc.identifier.citation | MINUNCIO, Matheus Alves Lopes. Sentidos da masculinidade: análise fílmica dos documentários “O silêncio dos homens” e “The mask you live in”. 2021. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33392 | - |
dc.description.abstract | This undergraduate thesis aims to understand what is presented as masculine in the Brazilian documentary “O Silêncio dos Homens” (2019), and in the American “The Mask You Live In” (2015), with both approaching the same theme: masculinity. From the referential of film analysis, in interpretation from visual and sound elements, and putting in perspective what means being a man, in view of the cultural conceptions of achieving success in Brazilian cultural conceptions (jeitinho brasileiro) and in American (self-made man), the research analyzes representations of 40 screen capture points, in which the particularities of visual structures (duration, angle, presence of movement, framing and scenery) and sound structures (description of sounds in the foreground and background) were explored through descriptive frames and the division of thematic blocks that build the meanings of the subjective and historical concept of masculinity. Both documentaries are based on the assumption of a need to change the hegemonic ideology from their social contexts, through different paths: in one of them, the male being is one who suffers and remains silent, while on the other they have to appear strong, therefore using a mask to hide their vulnerabilities. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Análise fílmica | pt_BR |
dc.subject | Film analysis | pt_BR |
dc.subject | O silêncio dos homens | pt_BR |
dc.subject | Masculinidade brasileira | pt_BR |
dc.subject | The mask you live in | pt_BR |
dc.subject | Brazilian masculinity | pt_BR |
dc.subject | Masculinidade estadunidense | pt_BR |
dc.subject | American masculinity | pt_BR |
dc.title | Sentidos da masculinidade: Análise fílmica dos documentários “O silêncio dos homens” e “The mask you live in” | pt_BR |
dc.title.alternative | Senses of masculinity: Film analysis of the documentaries “O silêncio dos homens” and “The mask you live in” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Vanessa Matos dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2601633916210576 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Reinaldo Maximiano | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9537073855507958 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3140638814052182 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3203567688732501 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa compreender o que é apresentado como masculino no documentário brasileiro “O Silêncio dos Homens” (2019) e no estadunidense “The Mask You Live In” (2015), sendo eles sobre o mesmo tema: a masculinidade. A partir do referencial da análise fílmica, de interpretação dos elementos visuais e sonoros, e com o entendimento do significado de ser homem, em vista das concepções culturais de se alcançar o sucesso no Brasil (jeitinho brasileiro) e nos Estados Unidos (self-made man), é feita a análise das representações de 40 pontos de captura de tela, em que foram exploradas as particularidades das estruturas visuais (duração, ângulo, presença de movimento, enquadramento e cenário) e sonoras (descrição dos sons em primeiro e segundo plano) por meio de quadros descritivos e pela divisão por blocos temáticos, que constroem os sentidos do conceito subjetivo e histórico da masculinidade. Ambos audiovisuais partem do pressuposto da necessidade de mudança do ideário hegemônico, a partir de seus contextos sociais, por meio de diferentes percursos: em um deles o ser masculino é o que sofre e permanece em silêncio, enquanto no outro é o que aparenta ser forte e utiliza uma máscara para não demonstrar suas vulnerabilidades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Jornalismo | pt_BR |
dc.sizeorduration | 123 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 103306049 | - |
Appears in Collections: | TCC - Jornalismo |
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