Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33382
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Discursos radiofônicos sobre os ídolos do futebol: um gesto de olhar para a narração da final da Copa do Mundo de 1970
Título(s) alternativo(s): Radio speeches on football idols: a gesture of looking at narration of the 1970 World Cup final
Autor(es): Silva, Mateus Oliveira
Primeiro orientador: Dorne, Vinícius Durval
Primeiro membro da banca: Araújo, Marcelo Marques
Segundo membro da banca: Franceschini, Bruno
Resumo: Este trabalho dedica-se a compreender como a transmissão futebolística no rádio, da emissora Rádio Nacional, constrói discursivamente os ídolos nacionais do referido esporte, focando nos atletas da Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 1970 (Pelé, Gérson, Jairzinho e Rivellino). A metodologia utilizada se desenvolveu em uma análise discursiva, em decorrência a Michel Foucault, a fim de observar as regularidades discursivas presentes na narração escolhida como objeto. O resultado obtido se estabelece em um olhar aprofundado sobre as técnicas discursivas na narração que possibilita concluir que os ídolos futebolísticos são produtos de um mecanismo comunicativo que une presente, passado e outros discursos já verbalizados. As considerações finais da pesquisa demonstram que a narração da emissora Rádio Nacional criou um cenário que possibilitou a criação de ídolos do futebol brasileiro em tal época e que isto perdura até a atualidade por conta das produções de sentido que permeiam a comunicação futebolística.
Abstract: The focus of this work is on understanding how football broadcasting on the radio, by Rádio Nacional, discursively builds the national idols of the said sport, focusing on the athletes of the Brazilian National Team of the 1970 World Cup (Pelé, Gérson, Jairzinho, and Rivellino). The methodology used was developed in a discursive analysis, by basing itself on Michel Foucault, to observe the discursive regularities present in the chosen narration as an object. The obtained result is established in an in-depth observation about the discursive techniques in the narration which makes it possible to conclude that football idols are products of a communicative mechanism that puts the present, the past, and other discourses already verbalized, all together. The final remarks of the research demonstrate that the narration of Rádio Nacional created a scenario that made possible the creation of Brazilian football idols at that time and this persists until today, due to the productions of meaning that traverse football communication.
Palavras-chave: Discurso
Speech
Transmissão futebolística
Soccer broadcast
Rádio
Radio
Ídolos
Idols
Futebol brasileiro
Brazilian soccer
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Mateus Oliveira. Discursos radiofônicos sobre os ídolos do futebol: um gesto de olhar para a narração da final da Copa do Mundo de 1970. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33382
Data de defesa: 29-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiscursosRadiofônicosSobre.pdf374.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.