Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33371
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2221-5494
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Mostra de arte na Escola Estadual Professora Sílvia de Alencar Zschaber em Buritizeiro-MG: Um novo olhar metodológico a partir do ensinar e o aprender na experiência do cotidiano escolar
Título(s) alternativo(s): Art Exhibition at Professora Sílvia de Alencar Zschaber State School in Buritizeiro-MG: a new methodological perspective based on teaching and learning in everyday school experience.
Autor(es): Santos, Fabrício Mota dos
Primeiro orientador: Melo, Roberta Maira de
Primeiro membro da banca: Silva, Elsieni Coelho da
Segundo membro da banca: Miyoshi, Simone Cléa dos Santos
Resumo: A escola pública por muito tempo vem buscando estratégias para melhoria do processo ensino-aprendizagem, de forma a se repensar este processo de transmissão de conhecimento por meio de modelos e fórmulas prontas, trazidas pelo professor e desenvolvida de maneira quase mecânica pelo aluno. Na Escola Estadual Professora Sílvia de Alencar Zschaber esta situação se modificou com a inserção da Mostra de Arte desenvolvida anualmente, cujo objetivo é o de desenvolver a aprendizagem por meio da arte e consequentemente descobrir talentos, como também o de trazer a comunidade a fazer parte deste processo. Assim, esta pesquisa visa entender como as práticas metodológicas podem modificar o cotidiano dos alunos desta escola, que há muito vinham desestimulados, sem perspectiva de melhorias na aprendizagem. O objetivo da pesquisa é refletir e analisar minha prática docente em arte e verificar quais as ações que alteraram a rotina de ensinar e aprender desta escola. Por isso, busca-se entender as mudanças que ocorreram após a inserção da mostra, ao mesmo tempo em que observa-se quais foram os mecanismos que trouxeram para dentro dos muros da escola a efetiva participação da família, de outras escolas, de pessoas de outros bairros e, até mesmo, de outras cidades. Para tal fim, busca-se compreender as práticas docentes junto aos alunos e, a partir dessa análise, identificar como a arte pode contribuir para a melhoria do processo de aprendizagem/formação e da transformação da realidade na qual estão inseridos. O projeto da mostra de arte, objeto desta pesquisa, teve início em novembro de 2007 e perdura até a presente data, tornando-se parte do calendário permanente da escola em questão. Para dar fundamentação teórica a estas discussões,esta pesquisa alicerçou-se em autores como Iavelberg (2003) quando se analisa que para trabalhar práticas de ensino de arte, é imprescindível ter o gosto pelo ensinamento da arte, Richter (2003) quando traz apontamentos sobre a experiência da arte em sala de aula e seus desafios frente ao professor/aluno e por Buoro (2009) no momento em que relacionamos as realidades vivenciadas dentro do contexto em sala de aula. Portanto, a proposta da mostra de arte, dentro da escola, foi a de proporcionar aprendizagem contínua e interdisciplinar, constituindo-se como principal objeto dessa pesquisa. Aprendizagem esta pode ser comprovada, a partir de experiências significativas trazidas aos discentes através da Mostra de Arte na Escola Sílvia de Alencar Zschaber, tornando-os capazes de apreciar, refletir e elaborar artisticamente seu contexto social, interferindo criticamente sob o modo de aprendizagem e produção dos alunos.
Abstract: The public school for a long time has been seeking strategies to improve the teaching-learning process, in order to rethink this process of knowledge transmission through ready-made models and formulas, brought by the teacher and developed almost mechanically by the student. At Professora Sílvia de Alencar Zschaber State School this situation changed with the insertion of the Art Exhibition annually created, whose objective is to develop learning through art and consequently discover talents, as well as bringing the community to be part of this process. Thus, this research aims to understand how methodological practices can modify the daily lives of students from this school, who had been discouraged for a long time, with no prospect of improvements in learning. The objective of the research is to reflect and analyze my teaching practice in art and to verify which actions have changed the routine of teaching and learning at this school. Therefore, we seek to understand the changes that occurred after the art exhibition was inserted, while observing the mechanisms that brought into the school walls the effective participation of the family, other schools, people from other neighborhoods and even other cities. For thus, we seek to understand teaching practices with students and, based on this analysis, identify how art can contribute to improving the learning/training process and the transformation of the reality in which they are inserted. The art exhibition project, object of this research, started in November 2007 and lasts until the present date, becoming part of the permanent calendar of the school in question. To give a theoretical foundation to these discussions, this research was based on authors like Iavelberg (2003) when it is analyzed that to work art teaching practices, it is essential to have a taste for teaching art, Richter (2003) when he brings notes about the experience of art in the classroom and his challenges vis-à-vis the teacher/student and by Buoro (2009) in the moment we relate the realities experienced within the context in the classroom. Therefore, the proposal of the art exhibition, inside the school, was to provide continuous and interdisciplinary learning, constituting itself as the main object of this research. This learning can be proven, based on significant experiences brought to students through the Art Exhibition at Sílvia de Alencar Zschaber School, making them capable of appreciating, reflecting and elaborating artistically their social context, interfering critically under the mode of learning and production from the students.
Palavras-chave: arte
art
Interdiciplinaridade
interdisciplinarity
periferia
periphery
poéticas visuais
visual poetics
práticas docentes
teaching Practices
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Assunto: Artes
Educação artística - Ensino médio - Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar no conhecimento
Periferias urbanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Referência: SANTOS, Fabrício Mota dos. Mostra de arte na Escola Estadual Professora Sílvia de Alencar Zschaber em Buritizeiro-MG: um novo olhar metodológico a partir do ensinar e aprender na experiência do cotidiano escolar. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.8003
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.8003
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33371
Data de defesa: 30-Set-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MostraArteEscola.pdf6.61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons