Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33364
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Vivenzio, Rafaella Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-12T16:37:01Z | - |
dc.date.available | 2021-11-12T16:37:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-25 | - |
dc.identifier.citation | VIVENZIO, Rafaella Andrade. A tecnologia grupal na saúde mental de estudantes universitários na pandemia da COVID-19. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33364 | - |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Grupos | pt_BR |
dc.subject | Emergências | pt_BR |
dc.title | A tecnologia grupal na saúde mental de estudantes universitários na pandemia da COVID-19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Farinha, Marciana Gonçalves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2345990227231629 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Braga, Tatiana Benevides Magalhães | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5858616116806722 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nunes, Fernanda Costa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1676457578129598 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4315052854309676 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A pandemia de COVID-19 configura uma situação de crise mundial, que fez eclodir medidas de enfrentamento para a mitigação de seus danos. Os impactos atingiram os pilares políticos, econômicos, sanitários e culturais que sustentam a sociedade, exigindo novas estratégias de adaptação frente a uma doença anteriormente desconhecida. Além das ações para impedir a transmissão da patologia, faz-se necessário cuidar das consequências psicológicas emergidas neste cenário. Sendo assim, o presente estudo pretendeu compreender os efeitos da pandemia na saúde mental e analisar a implementação e os resultados do uso de intervenções grupais com estudantes universitários como ferramentas de cuidado. Trata-se de um estudo qualitativo, caracterizado como uma pesquisa-intervenção, em que pesquisadores e participantes puderam contribuir ativamente para a reflexão acerca dos impactos psicológicos vivenciados no período pandêmico. Foram realizados sete encontros, com duração de uma hora e trinta minutos cada e frequência semanal. Participaram 20 estudantes universitários e três mediadoras vinculadas ao curso de graduação de Psicologia. Foram utilizados como instrumentos: questionário sociodemográfico, avaliação inicial, protocolo de avaliação do processo grupal e avaliação final. Utilizou-se a análise temática para investigação dos dados. A pesquisa possibilitou a realização de acolhimento de angústias e sofrimento psíquico de estudantes universitários por meio das intervenções grupais e fortalecimento de suas redes de apoio. Foi possível desenvolver estratégias para atendimentos em grupo frente a situações de urgência e emergência, que podem ser utilizados e aperfeiçoados em cenários similares. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 51 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.description.embargo | 2023-10-25 | - |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ATecnologiaGrupalnaSaudeMental.pdf | A tecnologia grupal na saúde mental de estudantes universitários na pandemia da COVID-19 | 357.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.