Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33364
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVivenzio, Rafaella Andrade-
dc.date.accessioned2021-11-12T16:37:01Z-
dc.date.available2021-11-12T16:37:01Z-
dc.date.issued2021-10-25-
dc.identifier.citationVIVENZIO, Rafaella Andrade. A tecnologia grupal na saúde mental de estudantes universitários na pandemia da COVID-19. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33364-
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectGrupospt_BR
dc.subjectEmergênciaspt_BR
dc.titleA tecnologia grupal na saúde mental de estudantes universitários na pandemia da COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Farinha, Marciana Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2345990227231629pt_BR
dc.contributor.referee1Braga, Tatiana Benevides Magalhães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5858616116806722pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Fernanda Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1676457578129598pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315052854309676pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA pandemia de COVID-19 configura uma situação de crise mundial, que fez eclodir medidas de enfrentamento para a mitigação de seus danos. Os impactos atingiram os pilares políticos, econômicos, sanitários e culturais que sustentam a sociedade, exigindo novas estratégias de adaptação frente a uma doença anteriormente desconhecida. Além das ações para impedir a transmissão da patologia, faz-se necessário cuidar das consequências psicológicas emergidas neste cenário. Sendo assim, o presente estudo pretendeu compreender os efeitos da pandemia na saúde mental e analisar a implementação e os resultados do uso de intervenções grupais com estudantes universitários como ferramentas de cuidado. Trata-se de um estudo qualitativo, caracterizado como uma pesquisa-intervenção, em que pesquisadores e participantes puderam contribuir ativamente para a reflexão acerca dos impactos psicológicos vivenciados no período pandêmico. Foram realizados sete encontros, com duração de uma hora e trinta minutos cada e frequência semanal. Participaram 20 estudantes universitários e três mediadoras vinculadas ao curso de graduação de Psicologia. Foram utilizados como instrumentos: questionário sociodemográfico, avaliação inicial, protocolo de avaliação do processo grupal e avaliação final. Utilizou-se a análise temática para investigação dos dados. A pesquisa possibilitou a realização de acolhimento de angústias e sofrimento psíquico de estudantes universitários por meio das intervenções grupais e fortalecimento de suas redes de apoio. Foi possível desenvolver estratégias para atendimentos em grupo frente a situações de urgência e emergência, que podem ser utilizados e aperfeiçoados em cenários similares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration51pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.description.embargo2023-10-25-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ATecnologiaGrupalnaSaudeMental.pdfA tecnologia grupal na saúde mental de estudantes universitários na pandemia da COVID-19357.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.