Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33300
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Tifane de Paula-
dc.date.accessioned2021-11-10T14:08:51Z-
dc.date.available2021-11-10T14:08:51Z-
dc.date.issued2021-10-25-
dc.identifier.citationCARVALHO, Tifane de Paula. Evasão universitária nos cursos de engenharia: análise de diferenças por gênero. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33300-
dc.description.abstractThis study seeks to understand the dropout phenomenon, more specifically, the differences between female and male dropout in Mechanical Engineering, Mechatronic Engineering and Aeronautical Engineering courses at the Federal University of Uberlândia, taking into account the diversity of the human factor and the difficulties faced by women who choose to pursue STEM careers (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Data for analysis were collected from two sources. Statistical reports from the Educational Institution regarding Mechanical Engineering, Mechatronics and Aeronautics courses between the years 2010 and 2019, and a questionnaire that investigated social, demographic, and personal aspects related to university experience and self-efficacy. The questionnaire also had a dissertation question, for the graduates: “What were the reasons that led you to leave the course? ”; And for those enrolled: “Have you thought about leaving your current course? If yes, why? ”. The results obtained indicate a greater dropout of female students. The results also show differences between the reasons that lead to dropouts: the lack of identification with the course and the job market, didactics and the high number of reproof stand out as relevant factors for dropout. Women also highlight the prejudice that exists in the courses. For those enrolled, the main points that could lead to evasion are: difficulty in completing the course and relationship with teachers, specifically for men, there is: low expectations regarding the labor market and content of the advanced cycle, for women: uncertainty about choice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectSTEMpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDropoutpt_BR
dc.subjectEngineerpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.titleEvasão universitária nos cursos de engenharia: análise de diferenças por gêneropt_BR
dc.title.alternativeUniversity dropout in engineering courses: analysis of gender differencespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Lígia Carolina-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8025093926934189pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Ana Marta de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3522162933152053pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Lígia Carolina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8025093926934189pt_BR
dc.contributor.referee2Kyriakidis, Yanne-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4496520699221094pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7475903476124661pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo busca entender o fenômeno da evasão mais especificamente, as diferenças entre a evasão de mulheres e de homens nos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Aeronáutica da Universidade Federal de Uberlândia, levando em consideração a diversidade do fator humano e as dificuldades enfrentadas por mulheres que optam em seguir carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Os dados para análise foram coletados a partir de duas fontes. Relatórios estatísticos da Instituição de Ensino referente aos cursos de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Aeronáutica entre os anos de 2010 a 2019, e um questionário que investigava aspectos sociais, demográficos, pessoais e relacionados à experiência universitária e à autoeficácia, aplicado aos evadidos, entre os anos de 2010 e 2019, e aos atuais matriculados dos cursos acima citado. O questionário possuía ainda uma pergunta dissertativa, para os egressos: “Quais os motivos que o (a) levaram a sair do curso? ”; E para os matriculados: “Já pensou em sair do seu curso atual? Se sim, por que? ”. Os resultados obtidos apontam uma maior evasão de discentes do sexo feminino. Os resultados também apontam diferenças entre os motivos que levam à evasão: a falta de identificação com o curso e com o mercado de trabalho, a falta de didática dos professores e o elevado número de reprovações destacam-se como fatores relevantes para a evasão. As mulheres destacam ainda o preconceito existente nos cursos. Para os matriculados, os principais pontos que poderiam levar à evasão são: dificuldade de conclusão do curso e relacionamento com os professores, especificamente para os homens tem-se: baixa expectativa em relação ao mercado de trabalho e conteúdo do ciclo avançado, para as mulheres: incerteza quanto à escolha.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration50pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.orcid.putcode102974223-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EvasãoUniversitáriaNos.pdfTCC795.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.