Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33295
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Júlia Moraes-
dc.date.accessioned2021-11-10T13:52:22Z-
dc.date.available2021-11-10T13:52:22Z-
dc.date.issued2021-10-08-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Júlia Moraes. Análise das relações entre bem-estar no trabalho, estresse e coping entre professores durante a pandemia de Covid-19. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33295-
dc.description.abstractABSTRACT Well-being at work (BET) is associated with several desired aspects at the organizational and individual level. Despite the robust scientific production on this topic, there are research gaps, such as the relationship of this construct with stress and coping, especially in investigations with specific professional categories, such as teachers. Thus, the objective of this research was to analyze the existing relationships between well-being at work, stress and coping, between teachers. For this, a convenience sample of 192 professors was used. To measure each of the study variables, scales with evidence of empirical validation were used, with a Likert response scale of five points in all three. Regarding the BET, the highest mean was in performance (M=3.80; SD=0.88), with regard to stress, the highest mean was in paper overload (M=4.27; SD=0. 64), and the main coping strategy adopted by the participants was control (M=3.60; SD=0.81). Pearson's correlation analysis showed significant relationships between the three constructs. The findings show that the teachers surveyed have shown themselves to be successful in their profession, however, the overload of roles they need to deal with to perform their functions is an important source of stress that need control strategies to be alleviated, confirming the literature. Furthermore, the coronavirus pandemic made this intensify, as it brought the need for rapid adaptation to new technologies and their adversities. The findings are collated with the literature and practical considerations are made for managers of educational institutions to promote a healthier work environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBem-estar no trabalhopt_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectCopingpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleAnálise das relações entre bem-estar no trabalho, estresse e coping entre professores durante a pandemia de Covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Veiga, Heila Magali da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3040432809028012pt_BR
dc.contributor.referee1Zarife, Pricila de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0969514118875251pt_BR
dc.contributor.referee2Cury, Juliana Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9324489482850462pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2544742801931192pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO bem-estar no trabalho (BET) está associado com diversos aspectos desejados no nível organizacional e individual. A despeito de haver produção científica robusta sobre essa temática, existem lacunas de investigação, como a relação desse construto com estresse e coping, especialmente em investigações com categorias profissionais específicas, como professores. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi analisar as relações existentes entre bem-estar no trabalho, estresse e coping, entre professores. Para isso, foi utilizada uma amostra de conveniência de 192 docentes. Para aferir cada uma das variáveis do estudo, foram utilizadas escalas com evidências de validação empírica, com escala de resposta likert de cinco pontos nas três. Em relação ao BET, a maior média foi em realização (M=3,80; DP=0,88), no que concerne ao estresse, a maior média foi em sobrecarga de papeis (M=4,27; DP=0,64), e a principal estratégia de coping adotada pelos participantes foi de controle (M=3,60; DP=0,81). A análise de correlação de Pearson, mostrou relações significativas entre os três construtos. Os achados evidenciam que os professores pesquisados têm se mostrado realizados em sua profissão, todavia, a sobrecarga de papeis que precisam lidar para desempenhar suas funções, são fonte estressoras importantes que necessitam de estratégias de controle para serem amenizadas, confirmando a literatura. Ademais, a pandemia do coronavírus fez com que isso se intensificasse, pois trouxe a necessidade de adaptação rápida às novas tecnologias e suas adversidades. Os achados são cotejados com a literatura e tecidas considerações práticas para os gestores das instituições de educação para a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONALpt_BR
dc.orcid.putcode102974992-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseRelaçõesEntre.pdf849.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.