Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33268
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2875-1423
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Posição das sementes soja com diferentes níveis de vigor no teste de comprimento de plântulas
Autor: Matos, Marcela Eduarda Santos de
Primer orientador: Catão, Hugo César Rodrigues Moreira
Primer coorientador: Sá Junior, Adílio de
Primer miembro de la banca: Alvarenga, Pâmela Martins
Segundo miembro de la banca: x, x
Resumen: A germinação e o vigor são os principais atributos fisiológicos da semente. O vigor das sementes está relacionado com a capacidade das sementes em germinar e produzir uma plântula normal em uma ampla faixa de condições. O vigor pode ser mensurado pelos testes baseados no desempenho de plântulas, sendo o crescimento de plântulas um desses testes. Em algumas sementes a posição do hilo pode influenciar nos resultados do teste de comprimento de plântulas. Com isso, objetivou-se com este trabalho avaliar posição do hilo das sementes soja com diferentes níveis de vigor no teste de crescimento de plântulas. O experimento foi realizado no Laboratório de Sementes (LASEM) da Universidade Federal de Uberlândia, utilizando sementes da cultivar BRASMAX Desafio com três níveis de vigor: alto, médio e baixo. Inicialmente foi realizada a caracterização dos lotes de sementes por meio dos testes: teor de água, peso de mil sementes, germinação e condutividade elétrica. O teste de comprimento de plântula foi realizado em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 3 (níveis de vigor x posição do hilo) com 4 repetições, totalizando 36 parcelas. As sementes foram dispostas nas seguintes posições: Posição 1- recomendada pelo método com a ponta da radícula voltada para baixo em direção a dobradura do papel e a micrópila voltada para a lateral; Posição 2- com ponta da radícula voltada para uma das laterais do papel com micrópila oposta a dobradura e Posição 3- com a radícula voltada para baixo com a micrópila posicionada em direção a dobradura do papel. A posição das sementes de soja com a radícula voltada para baixo com a micrópila posicionada em direção a dobradura do papel apresenta maior crescimento das plântulas. Sementes com alto vigor apresentam maior quantidade de reservas permitindo maior crescimento das plântulas.
Palabras clave: Vigor
Germinação
Comprimento de plântulas
Hilo
Posição
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA::PRODUCAO E BENEFICIAMENTO DE SEMENTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MATOS, Marcela Eduarda Santos de. Posição das sementes soja com diferentes níveis de vigor no teste de comprimento de plântulas. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33268
Fecha de defensa: 22-oct-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PosiçãoSementesSoja.pdf677.14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.