Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33252
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8399-7886
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2021-11-06
Título: Comportamento de tratamentos químicos em detrimento do estresse hídrico em sementes e plântulas de soja
Título (s) alternativo (s): Behavior of chemical treatments to the detriment of water stress in soybean seeds and seedlings
Autor: Lima, Matheus Lemes da Silva
Primer orientador: Catão, Hugo César Rodrigues Moreira
Primer miembro de la banca: Júnior, Adílio de Sá
Segundo miembro de la banca: Cardoso, Daniel Bonifácio Oliveira
Resumen: A produção de soja é influenciada por estresses bióticos e abióticos. A escassez de água retarda e diminui a germinação de sementes, causando emergência desigual das plântulas, estande insatisfatório e consequentemente, redução da produtividade. Objetivou-se avaliar os efeitos de tratamentos químicos como agentes redutores do estresse hídrico em sementes e plântulas de soja. Foram utilizadas sementes de soja da cultivar Brasmax Desafio RR - 8473 RSF, tratadas quimicamente e submetidas ao estresse hídrico sob diferentes potenciais osmóticos. O experimento foi conduzido no Laboratório de Sementes da Universidade Federal de Uberlândia. O ensaio foi instalado em delineamento inteiramente casualizado com os tratamentos distribuídos em esquema fatorial 4 x 4, sendo quatro tratamentos químicos de sementes (Controle (água); Thiametoxam; Fludioxonil + Metalaxil-M e Fipronil + Piraclostrobina + Tiofanato-metílico) e quatro potenciais osmóticos (0,0; -0,1; -0,2 e -0,3 MPa) com quatro repetições. As variáveis analisadas foram: germinação, comprimento do hipocótilo, raiz e total de plântulas, índice de vigor do crescimento (SLVi) e índice de vigor do peso da plântula (SWVi). A germinação das sementes e o desenvolvimento das plântulas de soja foi afetada negativamente pelo maior potencial osmótico, independentemente do tratamento de sementes. O tratamento com Fipronil + Piraclostrobina + Tiofanato-metílico aumenta a tolerância de sementes e plântulas ao estresse hídrico.
Palabras clave: Glycine max (L) Merrill
Qualidade fisiológica
Tratamento de sementes
Potencial osmótico
Estresse hídrico
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: LIMA, Matheus Lemes da Silva. Comportamento de tratamentos químicos em detrimento do estresse hídrico em sementes e plântulas de soja. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33252
Fecha de defensa: 25-oct-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ComportamentoTratamentosQuímicos.pdfTrabalho de conclusão de curso1.31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.