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dc.creatorAlencar, Luíza Santos Machado de-
dc.date.accessioned2021-11-08T19:40:44Z-
dc.date.available2021-11-08T19:40:44Z-
dc.date.issued2021-10-21-
dc.identifier.citationALENCAR, Luíza Santos Machado de. Modelagem numérica do conforto térmico dentro da cabine de um veículo elétrico a partir de dados experimentais termofisiológicos. 2021. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33230-
dc.description.abstractCurrently, the thermal comfort is adjusted according to a reference temperature of the automotive manufacturer, which must be reached and kept constant inside the passenger compartment. Even in "automatic" mode, the HVAC (Heating, Ventilation & Air Conditioning) system takes into account only environmental factors to regulate the temperature and speed of air that exists from aerators. However, thermal comfort depends on personal preferences and factory settings do not always satisfy most of the population. Moreover, sometimes the system ends up spending more energy than necessary, because it is not well configured for all profiles and climatic conditions, without necessarily guaranteeing the thermal satisfaction of occupants. In fact, when it comes to electric cars, the HVAC is the highest consumer o the battery power, second only to the engine group. Thus, taking into account that from 2035 the marketing of internal combustion engine vehicles’ will be discontinued in France, there is a growing interest in optimizing the energy efficiency of this specific system. Therefore, this study was dedicated to studying and analyzing, experimentally and numerically, the thermal comfort of various groups of the population, in various climatic conditions, in order to develop an HVAC system with a more intelligent, personalized and energy efficient cabin thermal management.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectModelagem termofisiológicapt_BR
dc.subjectConforto térmicopt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectHVACpt_BR
dc.titleModelagem numérica do conforto térmico dentro da cabine de um veículo elétrico a partir de dados experimentais termofisiológicospt_BR
dc.title.alternativeNumerical modelling of thermal comfort inside the cabin of an electric vehicle based on thermophysiological experimental datapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guarato, Alexandre Zuquete-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8624015415156921pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Priscila Ferreira Barbosa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5099495604163302pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Daniel Dall'Onder dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7847006276264872pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0669244102352064pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, a regulação térmica da cabine veicular é feita em função de uma temperatura de referência do construtor automotivo, a qual deve ser atingida e mantida constante dentro do compartimento de passageiros. Mesmo no modo “automático”, o sistema HVAC (Aquecimento, Ventilação & Ar Condicionado, do inglês “Heating, Ventilation & Air Conditioning”) leva em consideração apenas os fatores ambientais para regular a temperatura e velocidade de saídas do ar dos aeradores. No entanto, o conforto térmico é um parâmetro particular à cada pessoa e nem sempre os ajustes de fábrica satisfazem à maior parte da população. Além disso, por vezes o sistema acaba gastando mais energia do que o necessário, por não estar bem configurado para todos os perfis e condições climáticas, sem necessariamente garantir a satisfação térmica dos ocupantes. De fato, se tratando de carros elétricos, o HVAC é responsável pelo maior consumo de energia da bateria, ficando atrás apenas do grupo motor. Assim, levando em conta que a partir de 2035 a comercialização de veículos à combustão interna será proibida na França, há um interesse crescente em otimizar a eficiência energética desse sistema em específico. Portanto, esse estudo se dedicou a estudar e analisar, experimental e numericamente, o conforto térmico de diversos segmentos da população, em diversas condições climáticas, afim de desenvolver um sistema HVAC com uma gestão térmica da cabine mais inteligente, personalizada e energeticamente eficiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration84pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICA::BIOENGENHARIA::MODELAGEM DE SISTEMAS BIOLOGICOSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICA::TERMODINAMICApt_BR
dc.orcid.putcode102834823-
dc.description.embargo2023-10-21-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Aeronáutica

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