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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3708-061X
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Residência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A construção de uma intervenção de enfoque grupal na Atenção Básica com adolescentes praticantes de automutilação: relato de experiência na residência multiprofissional
Título (s) alternativo (s): The construction of a group-focused intervention in Primary Care with adolescents who practice self-mutilation: an experience report in the multidisciplinary residency
Autor: Oliveira, Olga Priscila Alves de
Primer orientador: Elias, Marisa Aparecida
Primer miembro de la banca: Giuliani, Carla Denari
Segundo miembro de la banca: Silva, Pedro Arthur Vieira da
Resumen: A Atenção Básica é a principal porta de entrada e a articuladora do acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde e às Redes de Atenção à Saúde. Em se tratando da Rede de Atenção Psicossocial, a Atenção Básica se faz presente em vários dispositivos do sistema, porém as ações ainda são incipientes para dar conta da expressão do sofrimento dos usuários que procuram esses serviços. Isso é reflexo da falta de preparo dos profissionais para lidar com demandas de saúde mental, podendo ser atribuída a uma formação profissional insuficiente para a atenção dos problemas de saúde mental na atenção básica, bem como ao entendimento equivocado de que esse cuidado só possa ser desenvolvido por profissionais especialistas na área. Para além disso, apenas uma pequena parcela das equipes da Estratégia Saúde da Família oferta atendimento em grupo, e pouco mais da metade delas realizam ações de promoção de saúde mental. O objetivo desse trabalho é descrever o processo de construção de grupos com adolescentes praticantes de automutilação na modalidade oficinas de dinâmicas em grupo, a partir do relato da experiência de uma psicóloga residente em Saúde Coletiva, de forma a empreender uma reflexão sobre as possibilidades e dificuldades encontradas na operacionalização de uma intervenção de promoção da saúde mental em um dispositivo da Atenção Básica.
Abstract: The Primary Health Care is the main gateway and the articulator of users' access to the Unified Health System and Health Care Networks. In the case of the Psychosocial Care Network, Primary Health Care is present in several devices of the system, however, the actions are still incipient to account for the expression of the suffering of users who seek these services. This is a reflection of the professionals' lack of preparation to deal with mental health demands, which can be attributed to insufficient professional training to deal with mental health problems in primary health care, as well as to the mistaken understanding that this care can only be developed. by professional experts in the field. In addition, only a small portion of the Family Health Strategy teams offer group care, and just over half of them carry out mental health promotion actions. The objective of this work is to describe the process of building groups with adolescents who practice self-mutilation in the form of group dynamics workshops, based on the report of the experience of a psychologist resident in Public Health, in order to undertake a reflection on the possibilities and difficulties found in the implementation of an intervention to promote mental health in a Primary Health Care device
Palabras clave: Atenção Básica
saúde mental
grupos
automutilação
adolescentes
Primary Health Care
mental health
groups
self-mutilation
adolescents
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA, Olga Priscila Alves de. A construção de uma intervenção de enfoque grupal na Atenção Básica com adolescentes praticantes de automutilação: relato de experiência na residência multiprofissional. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência Multiprofissional em Atenção em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33188
Fecha de defensa: 18-may-2021
Aparece en las colecciones:TCR - Ciências da Saúde

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