Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33104
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6637-0184
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2021-11-03
Título: A prostituição na obra O cortiço, de Aluísio Azevedo- Reflexões
Título(s) alternativo(s): La prostitución en el libro O Cortiço, de Aluísio Azevedo- Reflexiones
Autor(es): Ribeiro, Thaís Barbosa
Primeiro orientador: Próchno, Caio César Souza Camargo
Primeiro membro da banca: Nascimento, Ruben de Oliveira
Segundo membro da banca: Caires, Brayan Lucas Arantes da Rocha
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta algumas reflexões sobre a obra O cortiço, autoria de Aluísio Azevedo, publicado em 13 de maio de 1890. A obra retrata a vida cotidiana das pessoas pertencentes às classes populares do Rio de Janeiro Imperial e que habitam o cortiço São Romão. O enredo permite fazer uma análise sobre o fenômeno prostituição neste contexto histórico. Utilizando a obra O Cortiço como base, a partir das leituras e reflexões da bibliografia selecionada,intenciona-se analisar o tema prostituição na trama das relações que se desenvolvem no enredo da obra e na trama das relações que a compreendem, implícita e explicitamente, e de forma mais ampla acerca do Rio de Janeiro do século XIX. Também se investiga o desenvolvimento da prostituição nas classes sociais envolvidas neste universo, a ascensão social e financeira atingida por meio da prostituição e a vida das mulheres neste contexto histórico-político-social.
Abstract: Este trabajo de finalización del curso presenta algunas reflexiones sobre la obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo, publicada el 13 de mayo de 1890. La obra retrata la vida cotidiana de las personas pertenecientes a las clases populares del Río de Janeiro Imperial que habitan el conventillo São Romão. La trama permite un análisis del fenómeno de la prostitución en este contexto histórico. Tomando como base la obra O Cortiço, a partir de las lecturas y reflexiones de la bibliografía seleccionada, la intención es analizar el tema de la prostitución en la trama de relaciones que se desarrolla en la trama de la obra y en la trama de relaciones que la componen, implícita y explícitamente, y de manera más amplia sobre el Río de Janeiro en el siglo XIX. También se investiga el desarrollo de la prostitución en las clases sociales involucradas en este universo, el ascenso social y económico logrado a través de la prostitución y la vida de las mujeres en este contexto histórico-político-social.
Palavras-chave: O cortiço
Prostituição
Mulheres
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RIBEIRO, Thaís Barbosa. A prostituição na obra O cortiço, de Aluísio Azevedo- Reflexões. 2021.32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia), Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33104
Data de defesa: 25-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProstituiçãoNaObra.pdfTCC - A PROSTITUIÇÃO NA OBRA O CORTIÇO, DE ALUÍSIO AZEVEDO- REFLEXÕES414.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.