Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33081
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2023-10-31
Title: CYP3A65 de Danio rerio como responsável pela metabolização de escitalopram: uma abordagem por biologia computacional
Author: Leme, Lucas Mizuki
First Advisor: Wolkers, Carla Patrícia Bejo
First coorientator: Rezende, Alexandre Azenha Alves de
First member of the Committee: Calábria, Luciana Karen
Second member of the Committee: Marson, Leonardo Augusto
Summary: A depressão é um dos transtornos mentais mais comuns na sociedade atual, podendo ser classificada em: Transtorno Depressivo Maior, Transtorno Dístimico e Transtorno Depressivo Sem Outra Especificação. Seu tratamento é realizado, principalmente, pelo uso de antidepressivos. Estes medicamentos são divididos em diversas classes, sendo uma delas a dos Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina, na qual está o escitalopram, considerado o composto mais potente, seletivo e eficaz na inibição da recaptação da serotonina comparado com os demais antidepressivos da mesma classe. Em Homo sapiens, o escitalopram é metabolizado no fígado pela ação das enzimas do citocromo P450 (CYP450), CYP2C19, CYP3A4 e CYP2D6. O presente estudo objetivou avaliar a similaridade entre as enzimas associadas à metabolização do escitalopram em seres humanos e em zebrafish (Danio rerio), com intuito de subsidiar o uso deste peixe como modelo biológico para os estudos dos efeitos do escitalopram e seus metabólitos. Por meio de ferramentas de biologia computacional e a análise de similaridade da sequência de nucleotídeos e de aminoácidos da enzima CYP2D6 foi possível demonstrar que a enzima CYP3A65 de D. rerio é candidata na biotransformação do escitalopram nesta espécie. Este resultado baseia-se em análises realizadas in silico e em dados já existentes na literatura, substanciando a necessidade da realização de experimentos in vivo para comprovar o papel da CYP3A65 na metabolização do escitalopram e dos seus metabólitos formados.
Keywords: Serotonina
CYP450
In silico
Homo sapiens
Zebrafish
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FISIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: LEME, Lucas Mizuki. CYP3A65 de Danio rerio como responsável pela metabolização de escitalopram: uma abordagem por biologia computacional. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33081
Date of defense: 29-Oct-2021
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CYP3A65DeDanio.pdf
  Until 2023-10-29
1.13 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.