Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33007
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6146-3143
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Consumo de amora-preta (Morus nigra L.) (moraceae) por aves em área urbana e rural em dois municípios no estado de Minas Gerais
Autor: Lemos, Evelin Silva
Primer orientador: Moreira, Vanessa Stefani Sul
Primer coorientador: De Oliveira, Liliane Martins
Primer miembro de la banca: Nunes, Carlos Henrique
Segundo miembro de la banca: Custódio, Ana Elizabeth Iannini
Resumen: O gênero Morus é muito bem representado no país por espécies silvestres e cultivadas sendo comum em regiões tropicais; Morus nigra é uma espécie exótica e invasora de matas ciliares nativa da China e Japão, em algumas regiões do Brasil é popularmente conhecida como “amora-preta”. Os objetivos deste trabalho foram determinar as espécies de aves frugívoras consumidoras de frutos de Morus nigra em área urbana e rural, comparar o consumo nas duas áreas e analisar aspectos do comportamento das espécies registradas. As observações aconteceram em Araguari-MG (área urbana) e Indianópolis-MG (área rural). Foram realizadas 40 horas de observação com o auxílio de binóculos em 6 indivíduos de M. nigra (3 em cada área) no período das 05:20 e 09:50h e 16:00 às 18:20h, entre setembro e novembro de 2019. Foram registrados 310 eventos de alimentação (EV) realizados por 12 espécies (5 famílias e 9 gêneros). A espécie com maior frequência de observação foi Psittacara leucophthalmus (116 EV; 37,42%) seguida de Pitangus sulpurathus (37 EV;11,94%). Não foi observado diferença significativa para o consumo e tempo de consumo de frutos entre os ambientes urbanos e rural para as espécies comuns aos dois ambientes (Pitangus sulphuratus, Psittacara leucophthalmus, Turdus leucomelas e Turdus amaurochalinus). O consumo médio de frutos e duração do tempo de consumo de frutos de Morus nigra diferiu de acordo com a espécie de ave, sendo maior para Psittacara leucophthalmus e Brotogeris chiriri. O comportamento alimentar mais frequente foi o de “mandibula engole” (98%). A frequência de EV foi semelhante, porém a composição da avifauna que consome os frutos de Morus nigra em área rural foi duas vezes maior que em ambiente urbano.
Palabras clave: Frugivoria
Araguari
Indianópolis
Frugivory
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: LEMOS, Evelin Silva. Consumo de amora-preta (Morus nigra L.) ( Moraceae) por aves em área urbana e rural em dois municípios no estado de Minas Gerais. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33007
Fecha de defensa: 13-oct-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ConsumoDeAmora.pdfTCC850.89 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.