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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32970
ORCID: | ![]() |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O ensino de química orgânica por meio do tema drogas: uma sequência didática para o terceiro ano do ensino médio |
Título (s) alternativo (s): | The teaching of organic chemistry through the theme drugs: a didactic sequence for the third year of high school |
Autor: | Jeronimo, Daiany Rosa de Oliveira |
Primer orientador: | Amauro, Nicéa Quintino |
Primer miembro de la banca: | Pinheiro, Bárbara Carine Soares |
Segundo miembro de la banca: | Gondim, Maria Stela da Costa |
Resumen: | A falta de interesse dos discentes pelo conteúdo curricular de Química tem sido um empecilho para professores do Ensino Médio. Pesquisas revelam que existem estratégias de ensino capazes de romper essa barreira, como por exemplo, o trabalho com a contextualização e a interdisciplinaridade, o que pode deixar o processo de ensino-aprendizagem de Química mais atrativo. Com base nessa problemática, o objetivo deste trabalho foi elaborar e implementar uma Sequência Didática (SD) no ensino de Química orgânica em uma turma de terceiro ano do ensino médio, com o intuito de possibilitar o engajamento dos estudantes nas atividades propostas pela professora em sala de aula. A SD envolve atividades que estão relacionadas ao ensino de Química Orgânica a partir do tema “drogas”. Nesse contexto, conhecimentos do cotidiano permitiram o uso do tema gerador “drogas” com embasamento na teoria sociocultural de Vigotski, o que favoreceu a contextualização e a interdisciplinaridade com apoio da socialização. A pesquisa se delineou como qualitativa, e, seu instrumento foi a construção de mapas conceituais antes e depois da realização do projeto. Com a análise e comparação dos mapas conceituais foi possível verificar se houve aprendizagem significativa dos assuntos trabalhados nas atividades relacionadas. O desenvolvimento da SD possibilitou um processo de ensino-aprendizagem diferenciado, compreendendo a contribuição que a dinâmica dialógica, a partir do uso do tema gerador, metodologia proposta por Paulo Freire, trouxe para o projeto juntamente com a perspectiva da teoria socio cultural. Além disso, a pesquisa revela que a utilização de mapas conceituais foi positiva, no sentido em que os discentes conseguiram expressar as relações criadas entre os novos conteúdos e seus conhecimentos prévios, constituindo maiores possibilidades de associações conceituais. |
Abstract: | The lack of interest of students in the curricular content of Chemistry has been an obstacle for high school teachers. Researches reveal that there are teaching strategies capable of breaking this barrier, for instance, working with contextualization and interdisciplinarity, which can make the teaching / learning process of Chemistry more attractive. Based on this problem, the objective of this work was to develop and implement a Didactic Sequence (DS) in the teaching of Organic Chemistry in a class of the third year of high school, in order to enable the engagement of students in the activities guided by the teacher in class. The DS involves activities that are related to the teaching of Organic Chemistry based on the theme “drugs”. In this context, the knowledge of everyday life allowed the use of the generator theme "drugs" based on Vigotski's sociocultural theory, which favored the contextualization and interdisciplinarity with the support of socialization. The research is of a qualitative nature and its instrument was the construction of conceptual maps before and after the accomplishment of the project. By the analysis and comparison of the concept maps, it was possible to verify whether there was a significant learning of the subjects worked in the related activities. The development of the DS enabled a differentiated teaching-learning process, comprising a contribution to the dialogical use, based on the use of the generator theme, provided to the project in conjunction with the perspective of the socio-cultural theory. In addition, the research reveals that the use of concept maps was positive in the sense that students were able to show the relations established between the new contents and their previous knowledge, constituting greater possibilities of concept associations. |
Palabras clave: | Química Orgânica Tema Gerador Contextualização Interdisciplinaridade Drogas Sequência Didática Organic Chemistry Drugs Generator Theme Didactic Sequence Contextualization Interdisciplinarity |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA |
Tema: | Ciência - Estudo e ensino Química orgânica Química (Ensino médio) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Cita: | JERONIMO, Daiany Rosa de Oliveira. O ensino de química orgânica por meio do tema drogas: uma sequência didática para o terceiro ano do ensino médio. 2020. 178f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.538. |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.538 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32970 |
Fecha de defensa: | 19-mar-2020 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
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