Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32967
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6913-4208
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Possibilidades didáticas com Educação Financeira Escolar Crítica nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Alternate title (s): Didactic possibilities with Critical School Financial Education in the early years of Elementary School
Author: Faria, Wilma Pereira Santos
First Advisor: Freitas, Maria Teresa Menezes
First member of the Committee: Marco, Fabiana Fiorezi de
Second member of the Committee: Pessoa, Cristiane Azevêdo dos Santos
Summary: Esta pesquisa apresenta uma reflexão e análise sobre uma proposta didática desenvolvida com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública federal – Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia. Neste cenário, buscou-se, a partir de momentos denominados de oficina, conhecer, apresentar e explorar situações que propiciem o debate e a reflexão sobre temas financeiros como tomada de decisão, relação do dinheiro e felicidade, necessidade e desejo, controle de despesas e gastos, orçamento, planejamento e o diálogo como compartilhamento de experiências e perspectivas. O objetivo desta pesquisa foi investigar as possibilidades de reflexões críticas diante do contexto financeiro, levando em conta a realidade dos alunos e as dinâmicas dos encontros propiciados em sala de aula. A pesquisa buscou respostas à seguinte pergunta: Que contribuições para a formação cidadã poderiam ser viabilizadas a partir de uma proposta de ensino que aborde a Educação Financeira em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de forma crítica, consciente e reflexiva? Dialogando com autores que estudam a EF e, principalmente, a Educação Financeira Escolar (EFE), a partir dos ambientes de aprendizagem da Educação Matemática Crítica (EMC) de Skovsmose (2000), fez-se uma análise qualitativa do material produzido durante os encontros da oficina e em momentos anteriores e posteriores. Os principais resultados deste estudo sinalizam ser possível potencializar características como criticidade, reflexão e investigação com tarefas na sala de aula abordando a EF desde os anos iniciais. A oficina propiciou aos alunos e à professora oportunidades de diálogos que valorizaram as perspectivas e experiências pessoais e as possibilidades de aperfeiçoamento de opiniões. Por ser um programa de Mestrado Profissional, optou-se por elaborar o produto educacional em formato de um livreto, propiciando material de apoio para professor e estudante.
Abstract: This research presents a reflection and analysis on a didactic proposal developed with students of the 5th year of Elementary Education in a federal public school - Colégio de Aplicação, Universidade Federal de Uberlândia. In this scenario, we organized moments called Workshop to know, present and explore situations that encourage debate and reflection on financial issues such as decision making, money and happiness, need and desire, control of expenses and expenses, budget , planning and dialogue as an exchange of experiences and perspectives. The objective of this research is to investigate the possibilities of critical reflections in the face of the financial context, taking into account the reality of the students and the dynamics of the meetings provided in the classroom. The research aims to answers to the following question: What contributions to citizen education could be viable from teaching proposals that approach Financial Education in a class of 5th year of Elementary Education in a critical, conscious and reflective way? Dialoging with authors who study FE and mainly School Financial Education (EFE) from Skovsmose (2000) Critical Mathematical Education (CME) learning environments, a qualitative analysis of the material produced during the Workshop meetings and also before and after the moments. The main results of this study indicate that it is possible to enhance characteristics such as criticality, reflection and investigation with tasks in the classroom addressing FE since the early years. The Workshop provided students and the teacher with opportunities for dialogues that valued personal perspectives and experiences and the possibilities for improving opinions. As it is a Professional Master's program, it was decided to elaborate the educational product in booklet format, providing support material for teacher and student.
Keywords: Educação Financeira
Educação Matemática Crítica
Anos Iniciais
Produto Educacional
Financial education
Critical Mathematical Education
Early Years
Educational Product
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Subject: Ciência - Estudo e ensino
Educação financeira
Matemática (Ensino fundamental)
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: FARIA, Wilma Pereira Santos. Possibilidades didáticas com Educação Financeira Escolar Crítica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 231 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.732
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.732
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32967
Date of defense: 16-Dec-2020
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PossibilidadesDidáticasEducação.pdfDissertação6.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons