Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32928
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-4187-6987 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Iniciação científica júnior: uma proposta de atividade de aprendizagem |
Título(s) alternativo(s): | Junior scientific initiation: a learning activity proposal Iniciación científica juvenil: una propuesta para una actividad de aprendizaje |
Autor(es): | Silva, Jeferson Junio Batista |
Primeiro orientador: | Marco, Fabiana Fiorezi de |
Primeiro membro da banca: | Santos, Adevailton Bernardo dos |
Segundo membro da banca: | Souza, Flávia Dias de |
Resumo: | A base do conhecimento científico são as perguntas levantadas junto às observações realizadas no meio, a curiosidade. Nesse sentido, entende-se que o trabalho de iniciação científica com estudantes da educação básica pode contribuir para que tenham contato com aspectos da pesquisa acadêmica, tendo por o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, a apropriação de conhecimentos em diversas outras áreas do conhecimento, além de valorizar o trabalho colaborativo, ou seja, o desenvolvimento do próprio pensamento teórico. Esse trabalho fundamenta-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, em especial, a Teoria da Atividade, considerando a tese de que o ser humano é um ser íntegro, constituído de várias dimensões que se entrelaçam: biológica, social, espiritual e emocional. Dessa forma, estabelece-se como problemática desta pesquisa: Quais princípios devem ser considerados para que a organização da iniciação científica júnior (ICJ) com estudantes dos anos finais do ensino fundamental II (8º e 9º anos) e do ensino médio se torne uma atividade de aprendizagem? Buscando responder esse questionamento foi criado um grupo de ICJ, tendo sido nomeado como Grupo de Iniciação Científica Júnior em Ciências e Matemática (GICEM). As ações dos estudantes participantes do grupo nos anos de 2018 a 2020 foram analisadas, sendo possível compreender quais papeis devem ser desempenhados por estudantes e professores para que a ICJ seja de fato uma atividade de aprendizagem. O desenvolvimento desta pesquisa contribuiu de forma direta com a formação profissional e pessoal de todos os envolvidos, estudantes, professores e o próprio pesquisador. A partir dessa pesquisa foi produzido um site como produto educacional, permitindo que fossem disponibilizadas as produções dos estudantes e professores do GICEM, além do próprio histórico de constituição do grupo. |
Abstract: | The basis of scientific knowledge is the questions raised with the observations made in the environment, curiosity. In this sense, it is understood that the work of scientific initiation with students of basic education can contribute for them to have contact with aspects of academic research, with the development of oral and written language, the appropriation of knowledge in several other areas of knowledge, in addition to valuing collaborative work, that is, the development of theoretical thinking itself. This work is based on the assumptions of the Historical-Cultural Theory, in particular the Activity Theory, considering the thesis that the human being is an integral being, constituted of several dimensions that are intertwined: biological, social, spiritual and emotional. Thus, it is established as a problem of this research: What principles should be considered so that the organization of junior scientific initiation (ICJ) with students of the final years of elementary school II (8th and 9th years) and high school become an activity of learning? Seeking to answer this question, an ICJ group was created, having been nominated as Junior Scientific Initiation Group in Sciences and Mathematics (GICEM). The actions of students participating in the group in the years 2018 to 2020 were analyzed, making it possible to understand which roles should be played by students and teachers for ICJ to be in fact a learning activity. The development of this research contributed directly to the professional and personal training of all those involved, students, teachers and the researcher himself. From this research, a website was produced as an educational product, allowing the production of GICEM students and teachers to be made available, in addition to the group's own constitution history. |
Palavras-chave: | Iniciação Científica Júnior Educação Básica Teoria Histórico-Cultural Teoria da Atividade Junior Scientific Initiation Activity Theory Basic education Historical-Cultural Theory |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Assunto: | Ciência - Estudo e ensino Educação básica Ciências Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Referência: | SILVA, Jeferson Junio Batista. Iniciação científica júnior: uma proposta de atividade de aprendizagem. 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.223. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.223 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32928 |
Data de defesa: | 16-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IniciaçãoCientíficaJúnior.pdf | Dissertação | 3.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons