Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32878
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerrari, Victoria-
dc.date.accessioned2021-10-15T21:58:09Z-
dc.date.available2021-10-15T21:58:09Z-
dc.date.issued2021-06-15-
dc.identifier.citationFERRARI, Victoria. Fazenda Ibicaba - Corderópolis-SP a construção do lugar de memória (1996-2020). 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32878-
dc.description.abstractPlaces with historical memories have been increasingly used by the population as a way to have knowledge and even return to the past. The historical farms, especially the Ibicaba Farm, founded in the 19th century in Cordeirópolis City, located in the São Paulo state, reproduces a work of property conservation and heritage education. For this reason, the purpose of this research analyzes how the work is done by the owner of Ibicaba and what problems he faces in order to conciliate sustainable development with the preservation of this asset. Therefore, our analysis is about the narratives that involve the process of turning the farm into a heritage property and the reasons why there is no legal support, such as the registration of this heritage property. This research still works with the narrative presented by the owners of the farm on their website and official Instagram along with images that contribute to the understanding of the ways to transpose knowledge in order to preserve the memory contained in the farm. Even with the work done by the farm to bring students to visit the place, it doesn’t maintain local maintenance, being necessary to use other means for the Ibicaba farm remains open to the public. However, a broader work of heritage education, aimed at other groups may be an initiative that could increase the income and make the farm even less likely to be a heritage asset, with legal support and being supervised as a way of encouraging the project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectHeritage educationpt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectHeritagept_BR
dc.subjectFazendas históricaspt_BR
dc.subjectHistorical farmpt_BR
dc.subjectLugares de memóriapt_BR
dc.subjectMemory placespt_BR
dc.titleFazenda Ibicaba - Corderópolis-SP a construção do lugar de memória (1996-2020)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Wellington Amarante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7443594300621909pt_BR
dc.contributor.referee1Giavara, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7603328417685925pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira Filho, Aurelino José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1031192975749323pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7767697413537475pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs lugares de memória veem sendo cada vez mais utilizados pela população como forma de transmitir conhecimento e voltar ao passado, aos momentos históricos que tiveram importância para a sociedade. As fazendas históricas, principalmente a Fazenda Ibicaba localizada em Cordeirópolis no interior de São Paulo, faz um trabalho de conservação da propriedade fundada no século XIX e educação patrimonial, sendo o objetivo deste trabalho analisar como ocorre o trabalho realizado pelo proprietário e quais as problemáticas enfrentadas para conseguir conciliar o desenvolvimento sustentável, juntamente com a preservação desse bem. Com isso, analisaremos as narrativas que envolvem o processo para se materializar a fazenda com um bem patrimoniado e os motivos para que não se tenha um respaldo legal como o tombamento desse patrimônio. Sendo assim, trabalhamos com a narrativa apresentada pelos donos da fazenda em seu site e Instagram oficial, juntamente com imagens que contribuem para se entender as formas de transpor o conhecimento de forma a preservar a memória contida neste espaço. Disso, pudemos entender que mesmo com o trabalho realizado pela fazenda de trazer estudantes para visitação, não consegue suprir as necessidades para a manutenção, sendo necessário utilizar de outros meios para conseguir permanecer aberta ao público. Porém, um trabalho mais amplo de educação patrimonial, visando outros grupos pode ser uma iniciativa que a fim de aumentar o rendimento e fazer com que a fazenda possa até mesmo patrimoniar esse bem, tendo um amparo legal e sendo fiscalizado como forma de incentivo ao projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration53pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpt_BR
Appears in Collections:TCC - História (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FazendaIbicabaCorderópolis.pdf1.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.