Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32872
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLopes, Francisco Maykon Honorio-
dc.date.accessioned2021-10-14T18:59:49Z-
dc.date.available2021-10-14T18:59:49Z-
dc.date.issued2021-01-29-
dc.identifier.citationLOPES, Francisco Maykon Honorio. A pedagogia musical on-line no ensino de acordeom: uma análise do canal Jovenil Santos no Youtube. 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.10pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32872-
dc.description.abstractThis research focuses on the on-line musical pedagogy present in videos from the Jovenil Santos channel on Youtube. The general objective of the study is to understand the on-line musical pedagogy in the teaching of accordion based on an analysis of the Jovenil Santos channel on Youtube. As specific objectives, this work aims to identify the aspects of on-line music pedagogy present in the videos and comments on the Youtube channel; to understand the teacher-student relationship in teaching accordion on-line through the channel; to describe the on-line musical pedagogy present in the channel's videos. The theoretical foundation is anchored in authors of cyberculture (LÉVY, 1996; 1999; LEMOS, 2008). This research has a qualitative approach (DENZIN; LINCOLN, 2006) and the methodology used is case study (YIN, 2010). The data collection techniques used were non-participating on-line asynchronous observations and construction of field diaries. The analysis and interpretation of the data reveal how the videos posted on the Jovenil Santos channel collaborate with the learning of individuals interested in learning the accordion on-line and free of charge. Finally, as a first clue, I understood that the interactions carried out on the Jovenil Santos channel break the geographical and financial distances and make the learning hours of the individuals involved more flexible, in addition to grouping and bringing together individuals interested in learning the accordion through the Youtube channel.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpedagogia musical on-linept_BR
dc.subjectensinar e aprender acordeom on-linept_BR
dc.subjectYoutubept_BR
dc.subjecton-line musical pedagogypt_BR
dc.subjectteaching and learning accordion on-linept_BR
dc.titleA pedagogia musical on-line no ensino de acordeom: uma análise do canal Jovenil Santos no Youtubept_BR
dc.title.alternativeOnline musical pedagogy in accordion teaching: an analysis of the Jovenil Santos YouTube channelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Torres, Fernanda de Assis Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9563046739631815pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Jusamara Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7515925507360029pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6089569729292763pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa possui como foco a pedagogia musical on-line presente em vídeos do canal Jovenil Santos no Youtube. O estudo tem por objetivo geral compreender a pedagogia musical on-line no ensino de acordeom a partir de uma análise do canal Jovenil Santos no Youtube. Como objetivos específicos, este trabalho pretende identificar aspectos da pedagogia musical on-line presentes nos vídeos e comentários no canal do Youtube; entender a relação entre professor e aluno no ensino de acordeom on-line através do canal, e descrever a pedagogia musical on-line presente nos vídeos do canal. A fundamentação teórica se ancora em autores da cibercultura (LÉVY, 1996; 1999; LEMOS, 2008). A pesquisa possui uma abordagem qualitativa (DENZIN; LINCOLN, 2006), e a metodologia utilizada é o estudo de caso (YIN, 2010). As técnicas de coleta de dados utilizadas foram as observações assíncronas on-line não participantes, e a construção de diários de campo. A análise e interpretação dos dados revelam como os vídeos postados no canal Jovenil Santos colaboram com o aprendizado dos sujeitos interessados em aprender acordeom de forma on-line e gratuita. Por fim, como primeiros indícios, compreendi que as interações realizadas no canal Jovenil Santos rompem os distanciamentos geográficos, financeiros e flexibilizam os horários de aprendizado dos sujeitos envolvidos, além de agrupar e aproximar indivíduos interessados em aprender o acordeom através do canal do Youtube.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration99pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.10pt_BR
dc.orcid.putcode101511798-
dc.crossref.doibatchid17823360-b85e-457c-9e82-7fd29531f157-
dc.subject.autorizadoMúsicapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PedagogiaMusicalOnline.pdfDissertação3.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.