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dc.creatorSousa, Gabriel Felipe Vieira de-
dc.date.accessioned2021-10-13T18:20:48Z-
dc.date.available2021-10-13T18:20:48Z-
dc.date.issued2021-09-27-
dc.identifier.citationSOUSA, Gabriel Felipe Vieira de. Controle linear quadrático integral experimental para um veículo aéreo não tripulado do tipo quadricóptero. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32860-
dc.descriptionFomentado por Global Affairs Canadá no programa "Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP)"pt_BR
dc.description.abstractBased on the advances obtained in the areas of sensing and information processing, it is possible to develop advanced control techniques applied to unmanned aerial vehicles. Amongst the growing application of advanced control techniques, this type of vehicle still presents many challenges due to its non-linear dynamics. In this aspect, the present work proposes the development of a system for experimental LQI control of altitude (X, Y and Z and yaw). For purposes of simulation and design of the controllers, mathematical modeling of the vehicle was used. To validate the simulation, an experimental implementation was performed, in which it was observed that the vehicle was able to follow the flight commands smoothly and with satisfactory precision.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectControle LQIpt_BR
dc.subjectVeículo Aéreo Não Tripulado (VANT)pt_BR
dc.subjectModelagem dinâmicapt_BR
dc.subjectSistemas de controle de posiçãopt_BR
dc.titleControle linear quadrático integral experimental para um veículo aéreo não tripulado do tipo quadricópteropt_BR
dc.title.alternativeExperimental LQI control for a quadricopter type unmanned aerial vehicle (UAV)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lima, Gabriela Vieira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6367204273336062pt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Aniel Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8844251698422960pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Josué Silva de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2007658962904545pt_BR
dc.contributor.referee2Moura, Éder Alves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2638643671391285pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8948507202264393pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoPartindo dos avanços obtidos nas áreas de sensoriamento e processamento de informações, torna-se possível o desenvolvimento de técnicas de controle avançadas aplicadas em veículos aéreos não tripulados. Em meio à crescente aplicação de técnicas de controle avançadas, este tipo de veículo ainda apresenta grandes desafios devido à sua dinâmica não linear. Neste aspecto, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema para o controle LQI experimental de altitude (X, Y e Z e guinada). Para fins de simulação e projeto dos controladores, foi utilizado a modelagem matemática do veículo. Para validar a simulação, foi realizada a implementação experimental, na qual observou-se que o veículo foi capaz de seguir os comandos de voo de modo suave e com precisão satisfatória.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Controle de Automaçãopt_BR
dc.sizeorduration59pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAOpt_BR
dc.orcid.putcode101453337-
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Controle e Automação

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