Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32856
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7932-0650
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise e Mapeamento do Uso e Ocupação do Solo do Município de Tanabi-SP através da Utilização do Software Livre QGIS, no ano de 2020.
Autor(es): Penariol, Rafael Zanetoni
Primeiro orientador: Castanho, Roberto Barboza
Primeiro membro da banca: Santos, Joelma Cristina dos
Segundo membro da banca: Borges, Matheus Alfaiate
Resumo: Com a constante transformações dos municípios, faz-se necessário que a realização dos estudos acerca das dinâmicas desses processos sejam cada vez mais sistemáticas, afim de se prevenir e controlar os possíveis impactos que podem ser gerados com a intensificação desses atos. Para tanto, tem como objetivo geral elaborar o mapeamento das principais categorias de uso e ocupação do solo, bem como a distribuição de tais atores no espaço geográfico de Tanabi – SP, utilizando o software livre QGIS. Metodologicamente, elaborou-se um referencial teórico abordando temas, como geotecnologias, aspectos históricos do recorte espacial, entre outros. Posteriormente, efetuou-se uma coleta de dados em sites oficiais, tais como IBGE, tabulação e trabalho de campo, onde utilizou-se um drone DJI Phantom 3 no auxílio da identificação das principais categorias que compõe o espaço em análise. Vale ressaltar, que durante a utilização do software livre QGIS, lançou-se mão também, do plugin OTB para segmentação e o Dzetsaka para a classificação semi-automática, além de optar-se das imagens do satélite CBERS4A, cuja qualidade e gratuidade das mesmas foi preponderante para a consolidação da pesquisa. No que tange a análise dos dados obtidos, destaca-se a aptidão do município para o ramo agropecuário, principalmente de Agricultura, composta de 28.321,4484 ha, seguida de pastagem com 27.383,4376 ha (dados obtidos no mapeamento realizado nesta pesquisa). Além disso, um grande destaque se observa na produção de Bovinos, com 33.953 cabeças (SIDRA/IBGE 2017) e Aves com 272.469 cabeças (SIDRA/IBGE 2017) em Tanabi. Além desses atores geográficos, um grande destaque é observado nas culturas de cana-de-açúcar, com a maior área de ocupação agrícola do município, 24.358 ha, conforme aponta o SIDRA/IBGE 2017, seguida de Borracha com 3.007 ha, dados também do SIDRA/IBGE 2017. Diante do exposto, vale ressaltar que a metodologia adotada foi eficaz, bem como possibilitou atingir os objetivos propostos, levando em consideração as peculiaridades produtivas desse município do interior paulista.
Palavras-chave: Uso e ocupação
Mapeamento
Software Livre
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PENARIOL, Rafael Zanetoni. Análise e Mapeamento do Uso e Ocupação do Solo do Município de Tanabi-SP através da Utilização do Software Livre QGIS, no ano de 2020. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32856
Data de defesa: 1-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnáliseMapeamentoUso.pdf5.81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.