Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32848
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Estrutura dos capins Marandu, Mavuno, Mulato II e Ipyporã submetidos ao diferimento
Autor: Neves, Zenaide Pereira da Silva
Primer orientador: Santos, Manoel Eduardo Rozalino
Primer miembro de la banca: Santos, Manoel Eduardo Rozalino
Segundo miembro de la banca: Rocha, Águida Garreth Ferraz
Tercer miembro de la banca: Carvalho, Bruno Humberto Rezende
Resumen: A estratégia do diferimento do uso da pastagem visa produzir mais forragem e adiar sua utilização, para o momento em que há escassez de alimento. O experimento foi realizado na Fazenda Experimental Capim Branco, pertencente à Universidade Federal de Uberlândia, de outubro de 2020 a junho de 2021. O propósito com este experimento foi a avaliação da estrutura dos capins Marandu, Mulato ll, Mavuno e Ipyporã ao término do período de diferimento. O período de diferimento foi de 90 dias (de março a junho). Ao final do período do diferimento, a altura do dossel do capim-mavuno foi maior que os outros dosséis forrageiros, em relação à altura da planta estendida, os capins mavuno e marandu apresentaram resultados semelhantes e maiores do que os capins ipyporã e mulato ll, os quais obtiveram resultados semelhantes entre si. O índice de tombamento (IT) foi mais alto no capim-marandu, intermediário no capim-mulato ll, e inferior no capim-ipyporã. Já o capim-mavuno apresentou IT semelhante aos capins marandu e mulato ll. O número de perfilho vegetativo foi maior no capim-mulato ll, e menor no capim-ipyporã, com os capins marandu e mavuno apresentando valores semelhantes aos demais. Já o número de perfilho reprodutivo foi maior no capim-ipyporã do que nos demais capins. A massa de forragem não variou entre os capins, com média de 9619 kg/ha de matéria seca. A composição morfológica da forragem também foi semelhante entre as gramíneas avaliadas, com percentuais médios de folha viva, folha morta, colmo vivo e colmo morto de 14,4%; 25,7%; 35,4% e 24,5%, respectivamente. Os capins Mavuno, Ipyporã, Mulato ll e Marandu tem potencial de uso para o diferimento da pastagem. Dentre estes, o capim-ipyporã floresce mais durante o período de diferimento.
Palabras clave: Altura do pasto
Número de perfilho
Tombamento
Urochloa
Pasture height
Tiller number
Falling
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA::PASTAGEM E FORRAGICULTURA::MANEJO E CONSERVACAO DE PASTAGENS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: NEVES, Zenaide Pereira da Silva. Estrutura dos capins Marandu, Mavuno, Mulato II e Ipyporã submetidos ao diferimento. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32848
Fecha de defensa: 29-sep-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Zootecnia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstruturaCapinsMarandu.pdf924.88 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.