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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6950-4715
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: As marcas da homofobia na vida de um docente: narrativas que ecoam da sala de aula
Título (s) alternativo (s): Homophobia marks on a teacher's life : narratives that echo from the classrooms
Autor: Côrtes, Diego Alves
Primer orientador: Carvalho, Daniela Franco
Primer miembro de la banca: Santos, Sandro Prado
Segundo miembro de la banca: Barzano, Marco Antônio Leandro
Resumen: Esta pesquisa teve como objetivo compreender e problematizar o peso da heteronormatividade na minha vida docente e pessoal. O estudo narra a trajetória da minha vida abordando os principais processos formativos que me levaram a ser o professor gay de matemática que me tornei. O texto traz narrativas sobre os principais momentos da minha vida (infância, adolescência, faculdade, trabalho, estudo na Universidade de Brasília, vida nos Estados Unidos e retorno ao Brasil), além de trazer relatos e ponderações sobre a homossexualidade com os temas família, docência e religião. Na dissertação eu também trago narrações importantes sobre o momento em que eu dei um basta na heteronormatividade e aprendi a viver o meu lado Queer. A pesquisa aborda duas temáticas: homossexualidade e a docência. Teoricamente, o estudo “fez aliança com autores” que abordam os conceitos da questão de gênero e homossexualidade trazendo definições importantes sobre os temas abordados. A metodologia utilizada foi a pesquisa narrativa. A pesquisa narrativa trata basicamente de contar histórias de vida, sendo um processo de contar as experiências vividas. Nela se revive e recontam-se histórias fazendo reflexões sobre os fatos ocorridos e analisando a própria construção dos momentos vividos. Me propus a narrar todos os embates criados pela minha homossexualidade, a presença da heteronormatividade na minha vida desde criança e todos os desafios e preconceitos enfrentados devido à minha orientação sexual. Também procurei registrar como ocorreu o meu processo de autoaceitação enquanto gay, além de contar as batalhas que tive que travar contra a homofobia tanto no ambiente familiar quanto no trabalho. Ao exercer minha função como docente eu não conseguia desassociar as marcas da minha sexualidade e do meu gênero, mesmo que eu tentasse escondê-las. E quando essas marcas transbordavam eu sofria por diversas vezes homofobia, mas todos os ataques homofóbicos que sofri ao longo da minha vida me fizeram mais forte e capaz de entender melhor a minha sexualidade. Hoje sou capaz de lidar com a homofobia com tranquilidade, pois sei dos meus direitos enquanto cidadão homossexual que sou. Todo o processo de libertação que passei foi longo e doloroso, mas depois que consegui me aceitar me tornei uma pessoa muito mais feliz e realizada.
Abstract: This research aimed to learn and discuss about heteronormativity in my teaching and personal life. The study is about the trajectory of my life addressing the main formative processes that led me to be the gay math teacher I became. The text brings narratives about the main moments of my life (childhood, adolescence, college, work, study at the University of Brasília, life in the United States and coming back to Brazil) in addition to bringing reports and reflections on homosexuality with the themes family, teaching and religion. I also bring important narrations about the moment when I put a stop to heteronormativity and learned to live my Queer side. The research addresses two themes: homosexuality and teaching. Theoretically, the study "made an alliance with authors" who address the concepts of the issue of gender and homosexuality, bringing important definitions to the topics covered. The methodology used was narrative research which is basically about telling life stories, being a process of telling the lived experiences. This way, stories are relived and recounted, reflecting on the facts that occurred and analyzing the construction of the lived moments. I proposed to narrate all the conflicts created by my homosexuality, the presence of heteronormativity in my life since I was a child and all the challenges and prejudices faced due to my sexual orientation. I also tried to register how my self-acceptance process as a gay took place, in addition to telling the battles I had to fight against homophobia both in the family and at work. When exercising my role as a teacher, I could not disassociate the marks of my sexuality and my gender, even if I tried to hide them. And when these marks overflowed, I suffered homophobia several times, but all the homophobic attacks I suffered throughout my life made me stronger and able to better understand my sexuality. Today I can deal with homophobia with peace of mind, as I know my rights as a homosexual citizen that I am. The whole process of liberation I went through was long and painful, but once I was able to accept myself, I became a much happier and more fulfilled person.
Palabras clave: homossexualidade
família
religião
docência
homofobia
homosexuality
family
religion
teaching
homophobia
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: CÔRTES, Diego Alves. As marcas da homofobia na vida de um docente: narrativas que ecoam da sala de aula. 2021.100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5588.
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5588
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32801
Fecha de defensa: 25-ago-2021
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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