Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32766
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Aproximações e distanciamentos na educação do campo: dos documentos oficiais aos livros didáticos - componente curricular Ciências |
Título(s) alternativo(s): | Approaches and distances in rural education: from official documents to textbooks - curricular component Science |
Autor(es): | Silva, Edneide Maria Ferreira da |
Primeiro orientador: | Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz |
Primeiro membro da banca: | Santos, Bruno Ferreira dos |
Segundo membro da banca: | Arrais, Gardner de Andrade |
Terceiro membro da banca: | Gonçalves, Paulo Celso Costa |
Quarto membro da banca: | Ustra, Sandro Rogério Vargas |
Resumo: | A pesquisa foi realizada no âmbito da Linha de Pesquisa Educação em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O tema insere-se no campo dos estudos que versam sobre a educação do campo e livros didáticos, nesta modalidade de ensino, com foco naqueles que apresentam o componente curricular (disciplina) Ciências. O problema de pesquisa se constituiu a partir da inquietação em torno das aproximações e distanciamentos entre os princípios e orientações propostas pelos documentos oficiais que subsidiaram os editais (2011 e 2014) do Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD Campo – 2014 e 2016) e o apresentado nos textos do componente curricular Ciências das coleções aprovadas pelos referidos editais. Definiu-se como objetivo geral: analisar os distanciamentos e aproximações entre o estabelecido pelos documentos oficiais que regulamentam a Educação do Campo, os referidos editais e os textos do componente curricular Ciências dos livros didáticos aprovados nas edições do PNLD Campo, de 2013 e 2016, e, como objetivos específicos: indicar as proposições e princípios apresentados pelos documentos oficiais e editais de seleção de livros didáticos para o PNLD Campo (2013 e 2016); identificar nos textos do componente curricular Ciências, que integram os livros analisados, como são apresentadas as determinações e princípios orientadores para a Educação do Campo, e, levantar, nestes textos, os temas e lugares onde é possível localizar os princípios e as determinações para a Educação do Campo, propostos pelos documentos fonte do estudo. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa descritivo-qualitativa, com uso de fontes bibliográficas e documentais. No procedimento analítico fez-se uso de procedimentos descritivos e da análise documental. Fez-se uso de referências do campo crítico da área da educação, da educação do campo e do livro didático de Ciências. A tese que se defende é a de que, para o alcance e implementação, via livros didáticos de Ciências, dos pressupostos e princípios apresentados pelos documentos oficiais e movimentos sociais dos povos do campo, seus conteúdos, metodologias e proposições curriculares devem ser pautados no diálogo interdisciplinar, em uma ideia de Ciências sustentada pelo diálogo entre culturas e ciência, na ruptura da ideia única e universal de sujeito do campo, intimamente vinculada ao cotidiano, a diversidade sociocultural e às diferenças em toda a sua extensão. Tal inteireza de abordagem não foi verificada nos textos do componente curricular Ciências analisados, uma vez que eles atendem de modo pontual ao estabelecido pelos documentos oficiais. Assim, o Componente curricular Ciências investigado produz aproximações, quando em lugares específicos retratam ou dialogam com o sujeito do campo e sua diversidade sociocultural, e, em outros, distanciamentos quando apresentam temas e conteúdos desvinculados destes sujeitos e de seus cotidianos. |
Abstract: | The research was carried out within the Education Research Line in Science and Mathematics Teaching of the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia. The theme is inserted in the field of studies that deal with field education and textbooks, in this teaching modality, focusing on those that present the curricular component (discipline) Sci-ences. The research problem was constituted from the concern about the approximations and distances between the principles and orientations proposed by the official documents that supported the notices (2011 and 2014) of the National Program of the Didactic Book of the Field (NPDB Field - 2014 and 2016) and the one presented in the texts of the Science curricu-lar component of the collections approved by the aforementioned public notices. The general objective was defined: to analyze the distances and approximations between the established by the official documents that regulate the Education of the Field, the aforementioned notices and the texts of the curricular component Sciences of the textbooks approved in the editions of the NPDB Field, of 2013 and 2016, and, as specific objectives: indicate the propositions and principles presented by the official documents and edicts for the selection of textbooks for the NPDB Field (2013 and 2016); identify in the texts of the Science curricular compo-nent, which integrate the analyzed books, how the determinations and guiding principles for Rural Education are presented, and, raise, in these texts, the themes and places where it is pos-sible to locate the principles and determinations for the Rural Education, proposed by the source documents of the study. From a methodological point of view, it was a descriptive-qualitative research, using bibliographic and documentary sources. In the analytical procedure, descriptive procedures and documentary analysis were used. References from the critical field of education, field education and the Science textbook were used. The thesis that is defended is that, for the scope and implementation, via Science textbooks, of the assumptions and prin-ciples presented by the official documents and social movements of the people of the country-side, their contents, methodologies and curricular proposals must be guided in the dialogue interdisciplinary, in an idea of Sciences supported by the dialogue between cultures and sci-ence, in the rupture of the unique and universal idea of subject of the field, intimately linked to the quotidian, the sociocultural diversity and the differences in all its extension. Such com-pleteness of approach was not verified in the texts of the Sciences curricular component ana-lyzed, since they meet in a timely manner as established by official documents. Thus, the in-vestigated Sciences curricular component produces approximations when, in specific places, they portray or dialogue with the subject of the field and their socio-cultural diversity, and, in others, distances when they present themes and contents unrelated to these subjects and their daily lives. |
Palavras-chave: | Educação do Campo Livro didático do campo Componente curricular Ciências PNLD campo Sujeito do campo Educação Rural education field textbook science curricular component NPDB field subject of the field |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Assunto: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | SILVA, Edneide Maria Ferreira da. Aproximações e distanciamentos na educação do campo: dos documentos oficiais aos livros didáticos - componente curricular Ciências. 191 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.566. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.566 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32766 |
Data de defesa: | 18-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | TESE - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AproximaçõesDistanciamentosEducação.pdf | Tese | 2.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.