Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32687
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMenezes, Giullia Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-09-01T18:01:15Z-
dc.date.available2021-09-01T18:01:15Z-
dc.date.issued2021-06-24-
dc.identifier.citationMENEZES, Giullia Rodrigues. Criação de um método de ensino de programação baseado no perfil dos melhores programadores jovens do Brasil. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32687-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.subjectCompetiçãopt_BR
dc.subjectOlimpíadaspt_BR
dc.titleCriação de um método de ensino de programação baseado no perfil dos melhores programadores jovens do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeCreation of a programming teaching method based on the profile of the best young programmers in Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Theodoro, Luiz Cláudio-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4711945Y4pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, João Henrique de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4551923Z8pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Fabíola Souza-
dc.contributor.referee2Albertini, Marcelo Keese-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4184508T7pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa o desenvolvimento de um método de ensino de programação baseado nos resultados de uma coleta de dados sobre a rotina de jovens talentos que foram medalhistas na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e sua aplicabilidade em um Projeto de Ensino de Programação para Alunos do Ensino Médio e Fundamental. Como resultado foi possível concluir que o acompanhamento e apoio ao aluno durante todo o seu processo de aprendizado é essencial e indispensável. Os resultados obtidos na coleta de dados na Semana Olímpica como faixa etária, forma e plataforma de estudos, quantidade de horas, dias de estudo e definição de cronograma de estudos foram de suma importância para identificar pontos que necessitavam de mudanças no método de ensino tradicional do projeto citado. Como benefício visivelmente observado em um primeiro momento, com a implantação das mudanças sugeridas no método PEPAEMF 2.1 comparado ao método tradicional PEPAEMF a participação de alunos na maratona no final do último ciclo teve um crescimento de 400% e um crescimento de 150% na média de exercícios resolvidos por pessoa. O método completo, suas adequações e observações são relatados nesta pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration47pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpt_BR
dc.orcid.putcode99341391-
dc.description.embargo2023-06-24-
Appears in Collections:TCC - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CriaçãoUmMétodo.pdfTCC2.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons